Curiosidades

Cérebro da mulher é mais jovem que o do homem

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos da América descobriu que o cérebro do sexo feminino é cerca de quatro anos mais jovem do que o do sexo masculino, no que diz respeito à forma como consome energia.

Cérebro da mulher é mais jovem que o do homem
Cérebro da mulher é mais jovem que o do homem

Fotografia: DR

De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, os investigadores acreditam que as mulheres saudáveis têm uma idade metabólica cerebral mais nova do que os homens da mesma faixa etária e que tal se verifica desde o início da idade adulta até à velhice.
“O metabolismo do cérebro muda com a idade, mas o que notamos é que boa parte da variação que vemos se deve às diferenças entre os sexos”, disse Marcus Raichle, neurobiólogo da Universidade de Washington, em St. Louis.
“Se observarmos como o metabolismo cerebral prevê a idade de uma pessoa, as mulheres aparecem quatro anos mais jovens do que os homens”, remata.
Os investigadores recorreram a uma técnica de emissão de positrões para medir o fluxo de oxigénio e glicose no cérebro. Foram analisadas 121 mulheres e 84 homens com idades compreendidas entre os 20 e os 82 anos.
A investigação recorreu a um algoritmo de computador para prever as idades das pessoas com base no metabolismo cerebral para provar como este se diferenciava entre sexos. Contudo, enquanto o programa estimou as idades masculinas com precisão, julgou que os cérebros das mulheres eram, em média, 3,8 anos abaixo das suas idades reais.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button