Dicas e GuiasSaúde

Ibuprofeno pode agravar infecções em tratamento

A agência francesa do medicamento (ANSM) fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infecções em tratamento, e pediu uma investigação a nível europeu.

Ibuprofeno pode agravar infecções em tratamento
Ibuprofeno pode agravar infecções em tratamento

Fotografia: Dr

Um porta-voz da Agência Nacional de Segurança do Medicamento e dos Produtos de Saúde citado pela Efe, explicou ontem que “o pedido francês” será analisado pelos seus homólogos europeus.
O responsável recordou que as autorizações dos medicamentos são feitas para toda a Europa e não apenas para a França, e que é a essa escala que é necessário fazer-se uma reavaliação da relação risco-benefício do ibuprofeno e do cetoprofeno. O ibuprofeno é o segundo antálgico mais usado em França, depois do paracetamol.
A ANSM, que em Junho do ano passado tinha lançado uma investigação farmacológica encomendada aos centros de Tours e Marselha, emitiu na quinta-feira um conjunto de recomendações.
Em primeiro lugar, a agência recomendou privilegiar o paracetamol, em vez do ibuprofeno, e do cetoprofeno em caso de dor ou febre, sobretudo em casos de infecção como anginas, rinofaringites, otites, tosse, infeção pulmonar, assim como lesões cutâneas ou varicela.
A entidade também indicou algumas regras para a boa utilização dos anti-inflamatórios, nomeadamente usar “a dose mínima eficaz, durante o menor tempo” possível, interrompendo o tratamento assim que os sintomas desapareçam.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button