Dicas e GuiasSaúde

Os 7 principais sinais de anemia

É considerada anemia quando o valor de hemoglobina no sangue é menor que 12 g/dL em mulheres e menor que 13 g/dL nos homens.

Geralmente a anemia surge devido à falta de ferro no organismo, mas também pode ter outra causa, que deve ser identificada pelo médico, e por isso podem ser solicitados outros exames, para selecionar a melhor forma de tratamento.

Se acha que pode estar com anemia, considere se está a sofrer com algum destes sete sintomas:

1. Perda de memória ou dificuldade em concentrar-se.

2. Pele pálida.

3. Falta de disposição e produtividade baixa.

4. Dor de cabeça constante.

5. Falta de energia e cansaço excessivo.

6. Irritação exacerbada.

7. Vontade inexplicável de comer coisas bizarras (como esferovite ou pasta de dentes).

Os sintomas da anemia começam pouco a pouco, gerando adaptação, e por isso a pessoa pode levar algum tempo até se aperceber que realmente podem ser o resultado de algum problema de saúde.

O tipo mais comum de anemia é a anemia ferropriva, que surge pela deficiência de ferro no sangue, que é causada pela baixa ingestão de ferro ou por hemorragias prolongadas, como menstruação abundante ou sangramento dentro do sistema digestivo, devido a uma úlcera gástrica, por exemplo.

Outras situações que também podem causar anemia ferropriva são doação de sangue, grande cirurgia, hemodiálise e prática de desportos de alto desempenho.

Como combater a anemia

O tratamento da anemia normalmente é feito com o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, feijão e beterraba, mas nos casos mais graves o médico pode recomendar a toma de suplementos de ferro, e nos casos gravíssimos uma transfusão sanguínea pode ser necessária.

MSN

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button