Saúde

5 ESPECIARIAS QUE AJUDAM A REDUZIR O CONSUMO DE SAL

A par de ervas aromáticas como a salsa, o coentro, o tomilho, a hortelã e o orégão, que pode utilizar para dar mais paladar aos seus pratos, existem outros condimentos saudáveis a ingerir no quotidiano. Saiba quais são e como é que os deve usar.
5 especiarias a que deve recorrer para reduzir o consumo de sal
ESPECIARIAS QUE AJUDAM A REDUZIR O CONSUMO DE SAL

Utilize as especiarias e as ervas aromáticas sempre que puder nas suas receitas, como recomendam muitos médicos. Para além de darem mais sabor aos seus pratos, permitem-lhe prescindir do sal ou, pelo menos, reduzir a sua quantidade, o que é benéfico para a saúde. E não contêm calorias! Do cravinho à pimenta-de-caiena, saiba em que pratos pode aplicar estas especiarias que enriquecem os seus cozinhados.

1. CRAVINHO

Ideal para cozinhados que contenham cebola, esta especiaria, também conhecida como cravo-da-índia, fornece vitamina A, vitamina E e betecaroteno. Para além de melhorar a saúde cardíaca quando usado como substituto do sal, o cravinho alivia a tosse e facilita a digestão e combate a diarreia, uma vez que liberta enzimas que auxiliam o estômago e o intestino nesse processo. Também é adicionado em doces, como a tarte de maçã.

5 especiarias a que deve recorrer para reduzir o consumo de sal

2. COMINHOS

Muito utilizada pelas gerações anteriores, esta especiaria tem vindo a perder protagonismo. Depois de seca, a semente é moída. Ao contrário da pimenta, que só deve ser adicionada no fim, no momento de servir, os cominhos devem ser acrescentados no começo da confeção, para libertar o aroma aos poucos. Deve usar a ponta de faca como medida, uma vez que é suficiente para dar gosto. Também a pode adicionar a queijos.

5 especiarias a que deve recorrer para reduzir o consumo de sal

3. NOZ-MOSCADA

Tal como os cominhos, também ela deve ser usada em quantidades muito pequenas. Além de realçar o sabor do molho bechamel e do puré de batata, é indicada para todo o tipo de estufados de leguminosas e couves e até sopas. Também é utilizada em doçaria, em receitas onde o sal figura entre os ingredientes necessários. Se não usar a de compra, para não perder o aroma, triture-a ou rale-a apenas no momento de servir.

5 especiarias a que deve recorrer para reduzir o consumo de sal

4. GENGIBRE

É outra das especiarias a que pode recorrer para reduzir o consumo de sal, em receitas orientais ou para dar um toque exótico às saladas ou aos pratos de massa. Depois de picada fina ou ralada, a raiz pode ser usada em molhos, em estufados, em refogados e até em sopas. Moído, em pó, pode ser usado em bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes. Tem uma ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva e anti-inflamatória.

5 especiarias a que deve recorrer para reduzir o consumo de sal

5. PIMENTA-DE-CAIENA

Apesar de dever ser consumida com muita moderação, não ultrapassando diariamente o equivalente a uma colher de café, pode ser utilizada para dar um sabor picante a estufados e massas. Rica em vitamina A e em vitamina C, possui propriedades antifúngicas, previne dores de cabeça, auxilia a digestão e favorece o tratamento da artrite. Há quem a utilize para aromatizar azeite, usando-o depois para temperar pratos.

Previnir

Tags
Mostrar Mais

Ernesto

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button