Geral

Angola: Acordo vai potenciar exportações e internacionalizar empresas

Luanda – O país pode registar um incremento das exportações e internacionalizar mais empresas, em consequência de um acordo rubricado nesta sexta-feira entre o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e a Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA).

No foco do acordo está o intercâmbio de informações entre as duas instituições, a identificação de oportunidades de negócios, a negociação de facilidades de financiamento para a produção exportável e o apoio às exportações e internacionalização das empresas angolanas.

Rubricado pelo presidente do Conselho de Administração do BDA, Manuel Costa, e pelo presidente do Conselho Directivo da CEEIA, Agostinho Kapaia, o protocolo prevê o aumento da produção de produtos e serviços exportáveis.

Manuel Costa do BDA disse, no final da cerimónia, acreditar que com o entendimento o país estará no caminho certo, tendo em vista um crescimento sustentável da economia angolana.

O acordo, segundo Agostinho Kapaia da CEEIA, vai regular a relação de cooperação institucional, potenciar a produção interna e exportar o excedente.

Presente ao acto, o ministro do Comércio, Fiel Constantino, reconheceu a necessidade de as empresas serem apoiadas na produção de excedentes e na potenciação das exportações.

Para o governante, as empresas que já têm potencial para exportarem recebem com agrado a aposta do BDA.

“Temos estado a cobrir o défice das importações direccionando o apoio às empresas com maior capacidade de produção. A intenção é melhorar e fazer crescer a balança comercial”, salientou.

Este protocolo de cooperação visa a recepção do apoio do executivo dentro do plano dirigido, de forma a reduzir os constrangimentos que as empresas exportadoras membro da CEEIA enfrentam, para que se aumente a captação de divisas.

A CEEIA constitui uma parte relevante do tecido das empresas exportadoras e internacionalizadas de Angola reunindo as suas melhores competências com o intuito de promover e credibilizar Angola junto dos mercados internacionais.

O BDA é uma instituição financeira pública de desenvolvimento, que concede financiamento para a implementação de projectos de investimento nacional no sector não petrolífero, com vista a contribuir para a diversificação da economia nacional e o desenvolvimento sustentável do país.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button