AngolaEconomiaGeral

BM e Agência Francesa financiam USD 230 milhões para agricultura

Malanje - Duzentos e 30 milhões de dólares norte-americanos é o valor do Banco Mundial (BM) e a Agência Francesa de Desenvolvimento têm disponível para financiar, a partir de Novembro próximo, o projecto de dinamização da cadeia produtiva de agricultura comercial.

A implementação do projecto está a cargo do Ministério da Agricultura e Florestas e será inicialmente desenvolvida nas províncias de Malanje, Cuanza Norte e Cuanza Sul, durante de seis anos, afirmou hoje (quinta-feira), nesta cidade, o coordenador do projecto, Pedro Dozi.

Fez saber que o Banco Mundial disponibilizou USD 130 milhões, enquanto a Agência Francesa de Desenvolvimento desembolsou USD 100 milhões, para financiar 300 projectos de pequenos e médios empresários que operam na cadeia de valor do sector agrícola, nomeadamente na produção, comercialização e transformação.

Pedro Dozi falava durante uma visita de levantamento de iniciativas passíveis de financiamento ao nível da província, tendo sublinhado que o projecto tem como foco o aumento da produtividade dos produtores comerciais e garantir maior penetração dos mesmos aos mercados, através de apoio à produção, infra-estruturas de apoio, instalação da rede eléctrica e melhoria das vias rurais.

 Segundo disse, a unidade de implementação do referido projecto está a proceder ao levantamento de pequenas e médias empresas com experiências mínima de dois anos no sector agrícola e os respectivos planos de investimentos, para posterior financiamento.

O projecto terá o suporte de uma equipa de monitoria e avaliação, que vai aferir o seu grau de implementação.

Em Malanje, a delegação de implementação do projecto de financiamento da cadeia de produção de agricultura comercial, integrada por técnicos do Ministério da Agricultura e Florestas, do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento, visitou a fazenda “Florinda Chilunda” e a “Hortolau”, localizadas na comuna de Ngola Luiji e que se dedicam essencialmente à produção de hortícolas e cereais.

 

Angop

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button