Nos famosos estúdios Hanna-Barbera, Ruby e Spears se uniram para criar a popular série de animação “Scooby-Doo, Where Are You!” em 1969.
Morre aos 87 anos Joe Ruby, o criador da animação "Scooby Doo"
“Foi apenas uma oportunidade bizarra que surgiu na Hanna-Barbera em 1959”, Ruby havia declarado anteriormente. “Eles precisavam desesperadamente de pessoas para escrever as curtas aberturas, fechamentos e pontes de 30 segundos para os programas (Huckleberry) Hound e Yogi Bear, e Ken e eu começamos a escrevê-los paralelamente enquanto trabalhávamos em nossos empregos regulares no departamento editorial. ”
Apresentando um Dogue Alemão que resolve o mistério e seus quatro amigos adolescentes que solucionam o mistério, a série foi um grampo nas manhãs de sábado ao longo dos anos 1970 e gerou vários spinoffs e três longas-metragens.
Depois de ingressar na ABC em 1977, Ruby e Spears criaram uma série de séries animadas que abrangeram o final dos anos 1970 e o início dos anos 80, incluindo “The Plastic Man Comedy-Adventure Hour”, “Alvin and the Chipmunks”, “Superman” e “Mister T . ”
Outros personagens notáveis ​​que Ruby conceituou foram o amigável tubarão falante Jabberjaw e Dynomutt, Dog Wonder.
Nascido em Los Angeles em 1933, Ruby ingressou na Marinha e serviu como operadora de sonar durante a Guerra da Coréia, de acordo com o Reporter. Ruby deixa para trás sua esposa de 63 anos, Carole; e quatro filhos, observou o Repórter.