AngolaNotícias

Angola acerta detalhes para ser a capital africana da paz

Angola acolhe, de 18 a 22 de Setembro próximo, a Bienal da Paz-Fórum Pana-Africano para uma Cultura de Paz, que vai juntar cerca de 600 participantes de regiões africanas e mil cidadãos nacionais.

Carolina Cerqueira
Fotografia: Dombele Bernardo| Edições Novembro

O evento, que acontece nas cidades de Luanda e Benguela, tem como convidados Chefes de Estado de países africanos e um Prémio Nobel da Paz, além de eminentes personalidades africanas, artistas e futebolistas de renome. A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que apresentou ontem ao Conselho de Ministros uma informação sobre o processo de preparação, disse que o Executivo está a cumprir uma orientação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura que advém de um acordo assinado a 18 de Dezembro do ano passado em que Angola e aquele organismo se comprometem em realizar, em Luanda e Benguela, em coordenação com a União Africana, a Bienal da Paz-Fórum Pana-Africano para uma Cultura de Paz.
Em Benguela, segundo a ministra, será realizado um fórum sobre o papel da mulher na luta pela paz e na educação pela paz. O fórum e a bienal encerram em Luanda, com uma actividade cultural em que vários artistas africanos devem fazer de-monstrações culturais, desportivas e exposições de obras literárias.
O objectivo é promover um intercâmbio e troca de conhecimentos, incentivar os empreendedores, criação de redes multinacionais para a paz e educação de uma cultura de paz nas jovens gerações e permitir que sejam inseridos numa cultura de diálogo para dirimir conflitos.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button