AngolaNotícias

Angola e Espanha assinam acordo para fiscalização ambiental

A República de Angola e o Reino de Espanha rubricaram, esta semana, em Madrid, um protocolo que visa o fornecimento, por parte deste país europeu, de equipamentos para a fiscalização ambiental, o combate à caça furtiva e segurança electrónica.

O acordo prevê igualmente a capacitação, levantamento contínuo de dados, a criação de uma plataforma técnica, para a sua operacionalidade de forma conjunta, e o aprimoramento do caderno digital sobre as espécies na base do inventário biológico nacional de Angola.

Nos termos do contrato, assinado pela ministra do Ambiente, Paula Francisco, o Instituto Nacional de Biodiversidade de Angola vai coordenar a materialização do plasmado no mesmo, enquanto a execução estará a cargo da empresa Espanhola SATEC, refere uma nota chegada hoje à Angop.

Para a sua viabilização, o Ministério da Industria, Comercio e Turismo do Reino de Espanha, conjugado com o Fundo Internacional Corporativo, deverá conceder um financiamento de 2.983.000,00 Euros (dois milhões, novecentos e oitenta e três mil euros).

Durante a sua permanência em Madrid, a governante angolana visitou várias empresas ligadas ao sector do Ambiente, entre as quais o CINEMAT, empresa que vela pelas questões de implantação de programas específicos para o sector energético ambiental.

Segundo o comunicado, Paula Francisco deslocou-se igualmente até à Global Tec, que já coopera com o Ministério do Ambiente na identificação de vulnerabilidade do ponto de vista ambiental na costa marítima, e com questões de conflito entre homem e animal na comunidade.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button