AngolaDestaqueEducaçãoSociedade

Centenas de crianças abandonam a escola

Centenas de crianças em idade escolar no município do Cuangar, província do Cuando Cubango, estão a deixar de ir à escola para acompanhar os pais nas matas, à procura de frutas silvestres, raízes e tubérculos, devido a penúria alimentar que se regista na localidade.

Centenas de crianças abandonam a escola
Centenas de crianças abandonam a escola

Fotografia: Lourenço Bule| Edições Novembro

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pela administradora municipal do Cuangar, Carla Cativa, acrescentando que muitas famílias foram obrigadas a abandonar a circunscrição para se refugiar na República da Namíbia, devido a seca severa que deixou a maior parte da população sem ter o que comer.

De acordo com a administradora municipal, a seca está a afectar, principalmente, as localidades do interior do município do Cuangar, onde não está a ser implementado o programa de merenda escolar. “Na sede municipal do Cuangar não temos registo de crianças que estão a desistir da escola, mas sim nas localidades do interior do município, onde existem escolas que não beneficiam do programa de merenda escolar e os pais ou encarregados de educação não têm como alimentar os filhos, devido a estiagem”, disse.

Carla Cativa disse que no presente ano lectivo foram matriculados 12.015 alunos, da primeira à 9ª classe, que estudam em 15 escolas, asseguradas por 248 professores. Fez saber que actualmente a Administração Municipal do Cuangar tem o registo de 875 crianças fora do sistema de ensino, por falta de professores e escolas. Acrescentou que o Cuangar prevê ganhar ainda este ano duas escolas de seis salas de aula cada.

JA

Tags
Mostrar Mais

Ernesto

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button