Angola

Diógenes de Oliveira toma posse como director do INADEC

O jurista Diógenes de Oliveira, que até recentemente liderou a Associação Angolana dos Direitos do Consumidor (AADIC) foi empossado na tarde desta quarta-feira, 22, pelo secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, ao cargo de director-geral do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), substituindo Paulina Semedo, que se mantinha no posto desde 2012.

Diógenes de Oliveira toma posse como director do INADEC
Diógenes de Oliveira toma posse como director do INADEC

Diógenes de Oliveira foi empossado juntamente com dois directores-gerais adjuntos do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec, um órgão público), Anta Costa e Eugénio de Almeida, e seis quadros seniores do Ministério do Comércio.

Entre estes figuram Guilhermino Paulo, Gilberto Dilu (então director geral adjunto do INADEC), Armando Segunda, Siumara Ngola, Marcelino Ngola e Gilberto Rocha, os três primeiros investidos como consultores do gabinete do ministro; a quarta secretária e os outros chefes de secção.

O novo director geral do INADEC é autor de duas obras didácticas nomeadamente “Direito no consumo: Consumidor atento às ilicitudes dos fornecedores” e “Guia Prático do Consumidor – para uso em Angola e restantes PALOP”, cuja primeira fora publicada em 2015 e a segunda em 2018.

Quem é este incansável e notável defensor dos direitos do consumidor?

Nascido a 15 de Junho de 1976, em Luanda, o jurista Diógenes de Oliveira é oriundo de uma família tipicamente africana que sempre se pautou por princípios de honestidade.

Após concluir os seus ensinos na Universidade Independente de Angola, curso de Direito, este autóctone convicto adornou os problemas da classe mais desamparada do país, defendendo os (seus) consumidores com unhas e dentes contra tudo e todos.

O mesmo fez duas pós-graduações na Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal, sendo uma em Direito e Prática Notarial e outra em Práticas Forenses. Presentemente frequenta o mestrado de Ciências Jurídicas Criminais na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. É docente universitário nas cadeiras de Direito do Consumidor, tendo já leccionado de igual modo, Introdução ao Estudo do Direito e Direito do Trabalho.

Graça a sua política invejável de actuação em prol dos consumidores angolanos e não só, que a sociedade civil elegeu a Associação Angolana dos Direitos do Consumidor (AADIC) como a melhor instituição de defesa dos consumidores em Angola do ano.

Fonte: Club-k.net

Tags
Mostrar Mais

Ernesto

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button