Angola

Inaugurada fábrica de fuba de milho em Benguela

Uma nova fábrica de fuba de milho, denominada “VMSI”, com capacidade de produzir cinco toneladas/dia, inicialmente, foi inaugurada nesta quinta-feira, na zona industrial da cidade Benguela, pelo administrador municipal, Carlos Guardado.

Inaugurada fábrica de fuba de milho
Inaugurada fábrica de fuba de milho

ESTOCAGEM DO MILHO (ARQUIVO)

FOTO: ANTÓNIO TAVARES

A referida unidade fabril, uma parceria entre angolanos e chineses, está orçada em usd sete milhões e está equipada com tecnologia de ponta para o processo de produção.

A fábrica possui um tanque de armazenamento de milho, de onde ele é encaminhado de forma mecânica para a máquina de esfarelamento e seguidamente para a moagem, processo que termina com o ensacamento da fuba.

Em declarações à imprensa, o administrador do grupo empresarial, Victor Mukanza, explicou que para atingir os níveis de produção que propõem, a unidade fabril precisa diariamente de 200 sacos de milho de 50 quilogramas, daí recorrem às províncias da Huíla e do Huambo, consideradas grandes produtoras de milho.

Por outro lado, o empresário revelou que já no próximo mês de Maio o grupo empresarial prevê inaugurar uma fábrica de óleo de soja com capacidade de produzir mil litros dia, cuja matéria-prima será adquirida de agricultores já identificados na província do Huambo.

Para o administrador municipal de Benguela, Carlos Guardado, o projecto é oportuno, numa altura em que o Executivo trabalha no combate a fome e a pobreza.

“A fuba é um produto da cesta básica, de maneira que a sua produção localmente em grande escala pode contribuir na redução do custo de aquisição”, disse.

Já o chefe do departamento da Indústria em Benguela, Hungo Cassoma, garantiu que a fábrica ora inaugurada oferece condições e cumpriu com todos procedimentos para instalação de uma indústria transformadora.

Doze jovens angolanos conseguiram emprego com a entrada em funcionamento da fábrica.

Angop

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button