Angola

Isabel dos Santos pede mais investimento da Rússia em África

Isabel dos Santos pede mais investimento da Rússia em África
Isabel dos Santos pede mais investimento da Rússia em África

© Swipe News, SA A acionista maioritária, Isabel dos Santos, durante a inauguração da Unidade Mobilidade Elétrica EFACEC, na Maia, 05 de fevereiro de 2018.Isabel dos Santos lançou um repto à Rússia no sentido de que aumente o investimento em África. A empresária angolana destacou as “oportunidades de investimento que existem atualmente no setor privado” no continente africano, “nomeadamente nos setores da energia e infraestruturas“.

A mensagem foi transmitida no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, onde a empresária foi oradora num evento que também contou com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping.

A empresária assinalou que “há ainda muitas oportunidades de investimento em África”, destacando as infraestruturas, pois “as trocas comerciais entre os países africanos é ainda muito difícil devido às más ligações de vias de transporte“, pelo que “é essencial construir um bom mapa de rotas de comércio interno para libertar o potencial africano”.

“A barragem da Capanda, em Angola, é um exemplo de um grande investimento da Rússia naquele país, feito em tempo de guerra, e que ainda hoje serve uma importante parte da capital em termos de energia elétrica. Gostaria de ver mais investimento russo como este”, disse ainda Isabel dos Santos, citada num comunicado enviado às redações.

investimento da Rússia em África situar-se-á nos 17 mil milhões de dólares, revelou a empresária. Ou seja, um volume bem inferior ao chinês (120 mil milhões de dólares), e até ao da Índia, que ” em apenas 10 anos, passou de um investimento de 7 mil milhões de dólares para 80 mil milhões de dólares”.

Eco

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button