AngolaSociedade

Mariana nova directora da Caixa de Providencia

Mariana de Lourdes Lisboa Filipe, a única mulher que chefiou um serviço de inteligência em África (antiga chefe do então SINFO, de 2002 – 2006) é a entidade a quem o general Fernando Garcia Miala confiou par exercer o cargo de Directora Nacional da recém criada Caixa de providencia do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE).

Mariana nova directora da Caixa de Providencia
Mariana nova directora da Caixa de Providencia

A Caixa de providencia (CP), tem a missão de atender a situação social dos antigos funcionários dos órgãos de segurança de Estado que não estejam assegurados por qualquer sistema de providencia social, bem como garantir o regime complementar de providencia social dos funcionários em efetividade de funções. Este novo organismo é dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial que funciona sob tutela do SINSE.

Até pouco tempo, os funcionários do SINSE contavam com uma Associação Mutualista, de nome USOKO que operava como um cofre de providência da secreta angolana. Tão logo Fernando Miala, assumiu a pasta do SINSE, procurou redirecionar a USOKO, tendo detetado o desvio de 6 milhões de dólares americanos, desta instituição que sobrevivia dos descontos dos funcionários. Ao mesmo tempo havia criado uma comissão de gestão então liderada por uma responsável, Maria da Gloria.

Com a criação da Caixa de Providencia, o general Fernando Miala decidiu extinguir a Associação Mutualista (USOKO).

Fonte: Club-k.net

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button