AngolaTurismo

Parque de Chimalavera pode ascender à categoria nacional

O Parque Natural e Regional de Chimalavera, 20 quilómetros a Sul da cidade de Benguela, pode vir a ascender à categoria de nacional, caso o Ministério do Ambiente aprove uma proposta do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação.

Parque de Chimalavera pode ascender à categoria nacional
Parque de Chimalavera pode ascender à categoria nacional

Fotografia: DR

Segundo a Angop, que cita o chefe de Departamento do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação, Marta Zumbo, a ideia de elevar a Chimalavera à categoria de Parque Nacional deve-se ao facto de estar situado numa zona montanhosa rodeada de várias extensões de estepes, junto ao rio Coporolo, e do mar, proporcionando uma beleza paisagística aprazível.
Marta Zumbo adiantou que esta proposta saiu de um encontro que juntou, no fim-de-semana, no Parque de Chimalavera, técnicos da instituição afecta ao Ministério do Ambiente e administradores dos nove Parques Nacionais.
A responsável justifica a proposta com a necessidade de tirar melhor proveito do potencial do Parque de Chimalavera na perspectiva do turismo ecológico.
Acrescentou que os participantes propõem ainda a extensão do parque até ao rio Coporolo e o repovoamento de espécies animais que existiam anteriormente, como zebras, kudus e cabra das pedras, numa primeira fase.
Com 150 quilómetros quadrados, o parque beneficiou de infra-estruturas de apoio ao ecoturismo, como bungalôs e instalações para os guardas-fiscais, além de bebedouros para os animais.
Participaram no encontro os administradores dos Parques Nacionais de Maiombe (Cabinda), Cangandala (Malanje), Kissama (Luanda), Cameia (Moxico), Yona (Namibe), Bicuar (Huíla), Mupa (Cunene), Mavinga (Cuando Cubango) e Luengue Luyana (Cuando Cubango).
Os técnicos do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação reúnem todos os anos com os administradores dos nove Parques Nacionais com a finalidade de avaliar as dificuldades encontradas nestes locais e aperfeiçoar os mecanismos de combate à caça furtiva.
O Parque Natural e Regional de Chimalavera é constituído por planícies elevadas, rodeadas por montanhas mais ou menos escarpadas e com altitudes que variam entre os 50 e os 265 metros.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button