AngolaEducaçãoSociedade

Professores querem esclarecimentos sobre desmaios em escolas

O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sinprof), Guilherme Silva, defendeu, ontem, em Luanda, que o Ministério da Saúde deve chamar especialistas estrangeiros para a realização de um estudo com o objectivo de encontrar as causas reais dos desmaios em escolas do país.

Professores querem esclarecimentos sobre desmaios em escolas
Professores querem esclarecimentos sobre desmaios em escolas

Fotografia: Agostinho Narciso | Edições Novembro

Contactado pelo Jornal de Angola, por telefone, para reagir aos últimos casos de desmaios ocorridos em três escolas da cidade do Sequele, município de Cacuaco, o dirigente sindical declarou que “as entidades de direito devem tomar nota” das preocupações dos gestores escolares, professores, alunos, pais e encarregados de educação e “arranjarem soluções para apurar o que se está a passar de verdade.”

Guilherme Silva alertou que os desmaios estão a afectar muita gente, razão pela qual defendeu que o Ministério da Educação deve trabalhar com o Ministério da Saúde para que o mistério à volta dos casos de desmaio seja definitivamente desvendado.

“Os casos de desmaios começaram há 10 anos e, até hoje, ninguém consegue dizer por que acontecem”, lembrou Guilherme Silva, que disse ser preocupante o número de casos até hoje registados em várias escolas do país, a maioria das quais na província de Luanda.

O responsável sindical afirmou não ter consistência a probabilidade invocada, há anos, pelas autoridades de que os desmaios podem estar relacionados com o uso de cabelo postiço, extensões de cabelo natural, por mulheres, desodorizante e casos de alunos que vão à escola com fome.

“Estas suposições não têm consistência nem são muito plausíveis”, acentuou o presidente do Sindicato Nacional dos Professores, que disse estar intrigado com o facto de a maioria das vítimas ser do sexo feminino e da faixa etária dos 14 aos 17 anos.

“Um facto que intriga a nossa classe profissional e preocupa os pais e encarregados de educação que, por causa desta situação, podem um dia proibir as filhas de irem à escola”, salientou Guilherme Silva.

Desmaio é a perda súbita da consciência e do tônus postural, com recuperação espontânea. É sintoma de uma doença ou reflexo do organismo. Pode, em alguns casos, ser precedido por avisos como mal-estar, enjoo,
alterações da visão, sensação de calor ou acontecer de repente. De modo geral, o desmaio ocorre devido à diminuição do fluxo de sangue para o cérebro.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button