AngolaDestaque

Samakuva visita futuro túmulo de Jonas Savimbi

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, visitou, na quarta-feira o local que está a ser preparado para acolher as cerimónias fúnebres do fundador do partido, Jonas Savimbi, na aldeia de Lopitanga, município do Andulo, na província do Bié.

Líder da UNITA inteirou-se do andamento das obras
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Isaías Samakuva, acompanhado por membros da comissão das exéquias, inteirou-se do andamento das obras de construção do túmulo que vai acolher, para a eternidade, os restos mortais de Jonas Savimbi, morto em combate no dia 22 de Fevereiro de 2002, na localidade do Lucusse, na província do Moxico.
O líder do maior partido da oposição anunciou, para breve, a realização do enterro, no cemitério da aldeia de Lopitanga, no Andulo, depois de o seu partido e a família de Jonas Savimbi terem recebido o resultado dos testes de ADN que confirmam que as ossadas são do fundador da UNITA.
Depois de visitar a localidade de Lopitanga, Samakuva manteve um encontro com as autoridades administrativas do Andulo, tendo solicitado a intervenção da administração do Estado para que crie as condições para uma melhor circulação nas vias de acesso à aldeia de Lopitanga.
O presidente da UNITA manifestou preocupação pelo estado degradado das vias de acesso à aldeia de Lopitanga e das pontes sobre os rios que as atravessam, tendo solicitado a intervenção urgente dos órgãos da Administração do Estado.
O secretário-geral da Administração Municipal do Andulo, André Ndonda, que recebeu a delegação da UNITA, em representação da administradora municipal, Celeste Elavoco Adolfo, afirmou que as preocupações vão ser submetidas ao Governo da Província do Bié.
Além das obras de construção do túmulo, estão em curso, na área, acções de desminagem e de melhoria de vias de acesso à Missão de Chilesso e Lopitanga.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button