Crime

Detidos garimpeiros e comprador de ouro no Chipindo

Chipindo – Dois cidadãos de 33 e 37 anos de idade, respectivamente, foram detidos, nas últimas 24 horas, no município do Chipindo, a 456 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla, por garimpo ilegal de ouro.

Detidos garimpeiros e comprador de ouro no Chipindo
Detidos garimpeiros e comprador de ouro no Chipindo

HUÍLA: ÁREA DE EXPLORAÇÃO DE OURO NO CHIPINDO

FOTO: ANGOP

O reforço do policiamento nas três zonas de garimpo ilegal, desde terça-feira, afugentou a maior parte dos garimpeiros, mas alguns no período nocturno tentam continuar na ilegalidade, tendo sido encontrados dois e detidos.

Em entrevista hoje, quinta-feira, à Angop, no Chipindo, onde está em trabalho, o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa da delegação provincial do Interior, disse que em posse dos detidos foi encontrado 110 gramas de cascalho, que depois de derretido resulta em pequenas porções do minério.

Fez saber que há um outro cidadão de 44 anos detido no bairro Vilonga, já na qualidade de comprador, sendo esses, segundo a fonte, que trazem bens, sobretudo motorizadas para aliciar os jovens à prática do garimpo.

Sublinhou que os suspeitos serão presentes ao Ministério Público na Matala e seguir os procedimentos legais.

“Vamos reprimir com acções de exploração ilegal dos recursos naturais e vamos prender e apresentar à justiça todos os implicados. As nossas acções vão continuar para dissuadir esta prática e evitar que percam mais vidas”, avisou o oficial.

Com uma superfície territorial de três mil e 898 quilómetros quadrados, o município de Chipindo tem uma população estimada em 64.714 habitantes, o que corresponde a uma densidade de 17 habitantes por quilómetro quadrado.

ANGOP

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button