AngolaCrimePolítica

Diretora do SINSE viola lei

A nova directora Nacional  da Caixa de previdência do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE) é suspeita de ter violado regras internas ao participar como delegada ao 7.º Congresso Extraordinário do MPLA, a semana passada em Luanda. No evento partidário a responsável da secreta esteve sentada, no acento atras, em que esteve o general Higino Lopes Carneiro.

Participou como delegada no congreso do MPLA

Diretora do SINSE viola lei
Diretora do SINSE viola lei

Ao participar nesta actividade partidária, Mariana de Lourdes Lisboa Filipe, viola o artigo 12, do estatuto orgânico da organização a que pertence quanto ao apartidarismo, aprovado por decreto presidencial no 114/19 de 22 de Abril. O referido artigo refere que “nos termos da legislação em vigor sobre segurança nacional, o SINSE é um serviço apartidário, exercendo as suas atribuições em defesa exclusiva dos interesses do estado.”

Mariana Lisboa já foi membro do Comité Central do MPLA, ao tempo em que o partido no poder detinha células nas instituições do Estado. Teria suspendido a militância por alegadas incompatibilidades com as funções que passou a exercer de directora do SINSE (a época SINFO). Três anos depois de ter sido afastada do SINFO, isto é nas véspera da realização do congresso de 2009, fez uma exposição ao líder do partido, José Eduardo dos Santos reclamando o seu lugar no CC ao qual tinha saído por razões profissionais.

Durante este período andou também dedicada a OMA, porém, seria com o regresso de Fernando Garcia Miala como novo director do SINSE, é que ela seria convidada a voltar para exercer funções na área social, ligada aos antigos trabalhadores reformados. Estando no activo, e com cargo de direção, Maria Lisboa passa novamente a dever obediência exclusiva aos regulamentos da secreta ficando vetada de envolver em atividades ao MPLA.

Directora do SINSE participando no 7.º Congresso Extraordinário do MPLA

Fonte: Club-k.net

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button