Connect with us

Basquetebol

1.º de Agosto vence Petro e levanta taça em Maputo

Publicado

em

Imaculado, ao somar por vitórias os três desafios, o 1.º de Agosto conquistou a I edição do Torneio Intercidades em basquetebol sénior masculino, disputado de 14 a 16 do corrente, em Maputo, Moçambique.

Equipa de Paulo Macedo este imparável em Maputo
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Organizada pela Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), a prova foi alusiva aos 130 anos daquela região e juntou os dois colossos angolanos, 1.º de Agosto e Petro de Luanda, ao Ferroviário de Maputo e Costa do Sol.
Na abertura, os militares do Rio Seco às ordens do angolano Paulo Macedo venceram folgadamente, por 86-46, o Costa do Sol. Por sua vez, o Petro, orientado pelo camaronês com dupla nacionalidade (americana) Lazare Adingono, vergou por 73-64 o Ferroviário.
Moralizados e determinados a deixar o esplendor do basquetebol angolano no recinto de jogos moçambicano, militares e petrolíferos voltaram a fazer jus à condição de dois dos maiores clubes de África no basquetebol, pois juntos somam 10 dos 11 títulos do país conquistados na Taça dos Clubes Campeões.

Solidez militar 

Líder do palmarés com oito taças, o 1.º de Agosto venceu o Ferroviário, por 91-58, e o Petro superiorizou-se, por 81-68, ao Costa do Sol. Na final, aguardada com enorme expectativa, pelo facto de o clássico angolano transpor as fronteiras do país, os militares ganharam de forma expressiva, 82-53, ao  arqui-rival. A terceira posição foi conquistada pelo Ferroviário.
Os rubro e negros marcaram no total 259 pontos, média de 86,3 por desafio, e sofreram 159, apenas 53 em cada partida. Por sua vez, os petrolíferos marcaram no geral 207, convertendo por jogo 69 pontos. No capítulo defensivo, Adingono e pupilos consentiram 214 pontos, média de 71,3 em cada duelo.

Continue Lendo
Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Basquetebol

Kikas Gomes despede-se oficialmente do Basquetebol

Publicado

em

Convidado para edição desta segunda-feira (02), do programa Zap News, dos apresentadores Daniel Nascimento e Bruna Sousa, o basquetebolista angolano Joaquim Gomes Kikas, falou sobre a sua despedida oficial dos campos que acontece no mês em curso e sobre o seu novo cargo de director para o basquetebol do 1º de Agosto. 

 Снимок экрана 2017 07 09 в 3

Ao desenrolar da conversa com os apresentadores Daniel Nascimento e Bruna Sousa, o jogador começou por anunciar a data do festejo da sua despedida oficial e agradecer a todos que sempre o apoiaram durante a sua jornada no basquetebol.

“Terminei a minha carreira desportiva como atleta, vou encerrar agora no torneio Vitorino Cunha, nos dias 12, 13 e 14, deste mês, no ‘Anónimos Missão Torneio Vitorino Cunha’. Vou aproveitar essa oportunidade para fazer a minha despedida oficial dos campos. Foram mais de 23 anos de basquetebol das quais inúmeros anos a representar mais de diversas selecções desde a juvenil, júnior fã, esperança e senior. Foram muitos anos de lutas, batalhas e vitorias. Quero agradecer aos midias, aos fãs, a minha família por todo carinho e apoio que me deram durante estes anos todos”, disse o jogador.

Aos 36 anos, Joaquim Kikas Gomes, foi nomeado recentemente como director para o basquetebol do 1º de Agosto, substituindo Sílvio Lemos.

Recorda-se que Kikas Gomes, iniciou a carreira no Petro de Luanda, em 1994, tendo seguido para o 1º de Agosto em 2006. Já conquistou quatro títulos nacionais, cinco Taças de África dos Clubes Campeões, quatro Taças de Angola e o mesmo número de Supertaças. A nível de selecções, venceu cinco Afrobasket’s, tendo sido quatro vezes nomeado MVP, disputou ainda três Campeonatos do Mundo e dois Jogos Olímpicos.

Continue Lendo

Trending