Desporto

Futebol adaptado é candidato de Angola

Com os campeões mundiais de futebol com muletas, Angola vai candidatar-se a um dos prémios anuais promovidos pelos países da Região V do Conselho Superior do Desportos em África. A informação foi revelada por Carlos Almeida, Secretário de Estado para o Desporto, na cerimónia de homenagem aos bravos rapazes decorridos na Galeria dos Desportos, em Luanda.

Em representação da ministra da Juventude e Desportos (Minjud), Ana Paula Sacramento Neto, que integrou a delegação angolana nas celebrações do Dia da África Austral no município de Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, o antigo basquetebolista agradeceu os campeões nacionais pela abnegação e sentido de Estado no campeonato do mundo realizado no México. Pela vanglória da bandeira nacional, assegurou que Angola vai concorrer pela primeira vez ao prémio desde a sua instituição.Em nome da colectividade, o presidente do Comité Paralímpico Angolano, Leonel da Rocha Pinto, agradeceu o apoio prestado pelo Estado angolano e os patrocinadores.

\”Graças ao apoio do Estado angolano, hoje faço parte do Comité Executivo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que cuida do desenvolvimento de todo o desporto do sector no mundo. O nosso obrigado aos patrocinadores, pois sem os quais não devíamos estar, onde estamos\”, disse.O também presidente do Comité Paralímpico Africano revelou que Angola vai acolher pela primeira vez o campeonato continental de futebol com muletas.\”Aproveito a oportunidade para afirmar que Angola vai organizar o CAN de futebol com muletas. E quem organiza, é para ganhar\”, disse.

Leonel da Rocha Pinto reiterou que as prioridades de momento, apesar de constrangimentos económicos do país, vão ser \”não só o futebol, mas o basquetebol em cadeiras de rodas, atletismo e natação\”. O dirigente confirmou que o Minjud já fez o pagamento de todos os prémios pela conquista do título mundial.Em nome dos futebolistas, um dos representantes reafirmou na mensagem muito simples \”a vontade da colectividade em continuar a hastear bem alto a bandeira de Angola em todos os eventos mundiais\”.

Antes da foto de família, todos os integrantes da comitiva angolana ao Mundial de México foram galardoados com diplomas de mérito pelo Ministério da Juventude e Desportos.Participaram do acto nobre os representantes das Federações Nacionais. Mais uma vez, foi notória a ausência do Comité Olímpico Angolano (COA), mesmo depois do encontro de trabalho realizado quarta-feira última com o Minjud.

Jornal dos Desportos

Tags
Mostrar Mais

Ernesto

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button