Desporto

Girabola Zap termina a 22 de Maio

O campeão da prova recebe um troféu e o cheque de 34,4 milhões de kwanzas, cerca de 107 mil dólares norte-americanos, tal como desfrutou anteriormente o tricampeão nacional, 1.º de Agosto.
Girabola Zap termina a 22 de Maio
Girabola Zap termina a 22 de Maio
Mal • SAPO Desporto © 2008

O campeonato nacional de futebol da primeira divisão, mais conhecido como Girabola Zap, termina a 22 de Maio à noite, com a realização dos jogos da 30.ª e última jornada.

Eis o emparceiramento: Kabuscorp-1.º de Agosto, Progresso do Sambizanga-Petro, Interclube-Maquis, ASA-Caála, Desportivo da Huíla-Sagrada, Cuando Cubango FC-Libolo, Santa Rita-Sporting de Cabinda e Académica do Lobito-Saurimo FC.

Nesta altura, os jogadores, técnicos e dirigentes das equipas não param de fazer cálculos, tendo em conta os objectivos traçados para esta época 2018/19.

Além disso, também batem mais forte os corações dos adeptos e sócios, que continuam a pressionar as suas equipas para darem os máximos até ao último minuto da competição.

Entretanto, enquanto os principais rivais do país, 1.º de Agosto e Petro, disputam a conquista do título, as outras equipas lutam para estarem por detrás deles ou pelo menos a meio da tabela classificativa.

Já as equipas mais aflitas lutam para ocuparem um dos 13 primeiras lugares do campeonato, a fim de não descerem de divisão. Tratam-se dos seis últimos classificados: Santa Rita de Cássia, Académica do Lobito, ASA, Sporting de Cabinda, Cuando Cubango FC e o Saurimo FC.

Entre estas equipas, as três últimas estão mais próximas da despromoção, mas ainda acreditam na sua permanência no Girabola Zap, apesar dos sonhos e esperanças pálidas.

De salientar que neste campeonato participam 16 equipas. As mesmas disputam 30 jornadas, sendo 15 na primeira volta e igual número na segunda.

Na época 2019/20, as equipas despromovidas vão disputar os campeonatos da segunda divisão, com destaque para o Zonal de Apuramento, que dá acesso ao campeonato da primeira divisão.

Sapo
Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button