Desporto

Vela: Dupla Matias Montinho e Paixão Afonso qualificam-se e conquista africano

Luanda - A dupla angolana Matias Montinho e Paixão Afonso, qualificaram-se hoje (sábado), na capital do país, para os Jogos Olímpico de Tóquio (Japão), a disputarem-se de 24 de Julho a nove de Agosto deste no, após conquistarem hoje, em Luanda, o africano de vela na classe 470.

Os velejadores, que tiveram no último jogos olímpicos do Rio (Brasil2016), venceram a ultima regata com três pontos, somando 16 Net (pontuação), cuja prova foi disputada por atletas nacionais, devido a ausência de outros concorrentes.

A dupla perderam as duas regatas da primeira jornada, que foi dominada pelos dupla Francisco Artur e Edivaldo Torres.Contudo, conseguiram superar as dificuldades e venceram todas as demais da competição mista que Angola acolheu pela primeira vez na contra-costa da Ilha de Luanda.

Em feminina, cuja prova contou com Angola e Moçambique, a dupla angolana formada por Domingas Huambo e Isabel Afonso deixaram escapar a qualificação para as moçambicanas, cuja equipa integrou Denise Parruque e Maria Machava, que representarão a África em Tóquio.

Para a classe não olímpica (420), mas pontuável para o campeonato africano, teve a participação de Angola, África do Sul e Portugal, este ultimo a convite da organização.

A competição foi dominada pelos angolalos – duplas Mário Domingos e Francisco Kilombo com 22 pontos, seguido do duo Miguel Fiel e José Manasseis (24) e António Manasseis e Eugénio Chivanja (24).

Os Sul-africano ficaram na quarta posição com 44, tendo Portugal vencido o Open.

Em feminino sagrou-se campeã africana, a única dupla angolana concorrente, Feliciana Silva e Teresa Jamba com 64 pontos.

A prova teve a participação de 33 atletas e disputou- se de13 a 18 deste mês.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button