DestaqueSociedade

A grandeza de jonas savimbi é mesmo “grande” – Victor Hugo Ngongo

Sempre soube que Jonas Malheiro Savimbi, é um dos maiores ícones da história de Angola. Também sabia que havia um grande interesse da família e da UNITA em realizarem um funeral condigno que finalmente se realizou. O que não sabia, é que, era o angolano mais admirado pela positiva. A Comissão Executiva Nacional das Exéquias (de que fiz parte) do Presidente fundador da UNITA que organizou o acto, prévia no máximo 200.000 (Duzentas mil) pessoas.

A grandeza de jonas savimbi é mesmo "grande" - Victor Hugo Ngongo
A grandeza de jonas savimbi é mesmo “grande” – Victor Hugo Ngongo

Fomos surpreendidos com mais de 1.500.000 (um milhão e quinhentas mil pessoas). Mas como estávamos bem organizados, foi fácil o enquadramento de todos. Mas o que vale aqui, é: Os milhões que ocorreram as exéquias do Dr SAVIMBI, não o fizeram para reprovar o seu lado negativo, fizeram-no para homenagea-lo. Fizeram-no para agradecerem o que ele fez por Angola e pelos angolanos. Jonas Malheiro Savimbi, não foi um santo, mas também, não foi esse monstro que alguns querem pintar com as piores cores do mundo. No percurso da revolução e resistência contra a exclusão, houve excessos próprios de um percurso revolucionário e libertador como o dele.

Eu também perdi parentes e familiares em circunstâncias estranha. Mas isso não retira o que de positivo e muito importante Joanas Malheiro Savimbi fez por Angola e pelos angolanos. Decidi escrever essa reflexão, para chamar e levar a “reflexão”, aos que preferem continuar só na condenação de um homem que teve também muitos positivos. Cada um é livre de agir como quiser, mas remar contra a maré não é aconselhável.

Não quero convencer ninguém. Apenas quero ajudar a reflectirem como agir, antes de agirem por agir. Aos meus que pela revolução conduzida pela UNITA e o Dr Savimbi, se foram estranhamente, meu respeito e minha homenagem! A dor de vos perder, continuará ardente, mas o mérito pela luta dos menos equipados que Jonas Malheiro Savimbi conduziu, continuará a ser enegrecida por mim, porque é digna de realce.

Victor Hugo Plineo Ngongo
Militante convicto da UNITA e admirador de Jonas Malheiro Savimbi

Fonte: Club-k.net

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button