O que acontece quando você acorda um sonâmbulo?

Na antiguidade, acreditava-se que a alma ficava separada do corpo enquanto dormíamos. Por esta razão, o ato aparentemente simples de acordar um sonâmbulo poderia romper o vínculo frágil entre alma e corpo e deixar o sonambulista em estado vegetativo para o resto de sua vida terrena.

Com o advento da ciência e sua evolução subsequente, os estudiosos especularam sobre se os efeitos seriam tão drásticos ou se, em vez disso, eles iriam reduzir a morte de um ataque cardíaco ou permanecerem em dano cerebral de gravidade diferente. Felizmente, o tempo mostrou que nenhuma dessas teorias estava correta.

Hoje em dia, sabemos que o único perigo que existe é a reação do sonâmbulo ao acordar, que devido ao susto ou à confusão pode causar danos a quem desperta ou a si mesmo. Como diz o Dr. Giuseppe Plazzi (Universidade de Bolonha), o perigo é ainda maior se for uma pessoa forte e vigorosa, por isso é altamente recomendável deixar o sonâmbulo quieto ou tentar orientá-lo de volta à cama, mas tenha cuidado para não se machucar. Como ocorre durante a fase de sono lento, pode ser difícil despertá-los.

A reação de um sonâmbulo quando despertado não é diferente quando acordamos ao ouvir um barulho alto, todos se assustamos, mas isso não causa um ataque cardíaco.

sonâmbulo caminhando no telhado

O sonambulismo é mais comum nas idades iniciais, e é normal ocorrer pelo menos uma vez em 30% das crianças entre as idades de 5 e 12 e aproximadamente 2% dos adultos. Pelo menos uma em cada 250 pessoas na vida adulta, caminham pela casa durante uma vez por semana.

Por outro lado, aparentemente o sonambulismo é hereditário, e acredita-se que fatores como estresse, álcool e drogas podem estar desencadeando estes elementos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *