Destaque

BDA negoceia acordos com banco bielorrusso

Uma delegação do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), encabeçada pelo presidente do conselho de administração, Manuel Neto da Costa, participou, em Uma delegação do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), encabeçada pelo presidente do conselho de administração, Manuel Neto da Costa, participou, em Minsk, Bielorrússia, no Fórum Bielorrússia-África.

À margem do fórum, a delegação do BDA concluiu negociações com o Banco de  Desenvolvimento da República da Bielorrússia (DBRB), um acordo de cooperação que deve levar ao estabelecimento de uma facilidade de financiamento ao BDA, por parte daquela  instituição financeira. O acordo prevê o financiamento de projectos de investimento privados, através do BDA, que incorporam bens e serviços com origem na Bielorrússia.
A incursão do BDA enquadra-se nas acções de mobilização de facilidades de financiamento externas, para repasse ao investimento privado, conforme regras aprovadas pelo Decreto Presidencial n.º 22/17, de 15 de Fevereiro.
Com o lema “Bielorrússia e África – Novas Fronteiras”, o evento foi organizado pelo Banco de Desenvolvimento da República da Bielorrússia (DBRB) e pelo Banco Africano de Exportação e Importação (AfreximBank). O fórum foi organizado numa altura em que decorria na Bielorrússia a feira de agro-negócio – Belagro 2017.
De Angola participam também responsáveis do Ministério da Agricultura e de empresas por este tuteladas, assim como empresários nacionais angolanos.
O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) já assinou, na sexta-feira última, em Praga, um Acordo de Cooperação com o Banco de Exportação Checo (CEB), visando o fomento do comércio bilateral entre os dois países, além da capacitação de quadros angolanos.
Criado em 2006, o BDA é um dos pilares da economia angolana, que contribui para o aumento da produção nacional de bens e serviços e para a criação de postos de trabalho e fontes de rendimentos para as famílias, além de dar corpo aos projectos em sectores da agricultura, pecuária, indústria, materiais de construção, comércio e serviços.
A missão do BDA no exterior foi integrada pelo assessor do conselho de administração, João Cunha, e pelo director de Avaliação e Monitorização de Projectos, Mariano Ferreira.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button