Calemas paralisam actividade marítima

As operações marítimas e portuárias na ponte cais do Porto de Cabinda foram interrompidas devido às fortes e sucessivas calemas que ocorrem na costa atlântica da região mais a norte do país, informou o administrador para área Técnica e Operativa.

Fortes calemas interrompem operações portuárias
Fotografia: António Soares | Edições Novembro-Cabinda

Artur de Carvalho disse que as incidências de calemas  são bastante acentuadas e ocorrem desde o mês de Março, intercaladas por períodos muito curtos  de 13 a 18 segundos, e com ondas que atingem aproximadamente  dois metros de altura.
Aquela autoridade portuária mostrou-se bastante apreensiva com o fenómeno natural, por estar a dificultar a execução normal de todas as operações de descarga e carga de mercadorias e a provocar   prejuízos financeiros incalculáveis à Empresa Portuária de Cabinda.
Para Artur de Carvalho, as calemas que estão a dificultar as operações de atracagem de qualquer tipo de navio na ponte cais apresentam um cenário extremamente crítico para a empresa, por estarem entre os níveis 4 e 5, limites considerados perigosos para o exercício de qualquer “actividade marítima e portuária”.
A alteração definitiva do quadro só será possível, de acordo com o administrador para área Técnica e Operativa do Porto de Cabinda, com a conclusão das obras de construção do quebra mar que terá 672 metros de comprimento, oito metros de profundidade do canal e da bacia de manobra.
“A construção do quebra mar virá exactamente dar cobro a esta situação e permitir trabalhar em melhores condições e acabar com as paralisações”, disse. Artur de Carvalho  falou ainda do projecto de construção do terminal marítimo de passageiros, cujas obras estão num grau de execução física de 28 por cento.
Artur de Carvalho disse que o terminal de passageiros vai custar cerca de 70 milhões de dólares e terá como infra-estruturas um edifício principal com os respectivos serviços, espaços comerciais, parque de estacionamento e arruamentos e vai acomodar embarcações do tipo catamarã e ro-ro para o transporte de passageiros, carga geral e contentorizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *