Hospital central do Lubango realiza exame de mamografia

A directora-geral do Hospital, Maria Antunes, disse que “a partir de agora “ a instituição que dirige está em condições de fazer o rastreio da doença e evitar o seu alastramento nas mulheres que estiverem afectadas.

Hospital central do Lubango realiza exame de mamografia
Hospital central do Lubango realiza exame de mamografia

Fotografia: Arimateia Baptista | Edições Novembro | Lubango

Informou que o equipamento incorpora uma tecnologia que possibilita aos especialistas de oncologia detectar qualquer nódulo maligno no seio da mulher, logo na fase inicial da doença.
O sector de mamografia do Hospital Geral do Lubango, com dimensão regional, diagnóstica 12 pacientes por dia, cujo trabalho é desenvolvido apenas por dois especialistas, um angolano e outro cubano
“Estamos a desenvolver campanhas de sensibilização que visam incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia regularmente, para a prevenção de tumores malignos”, disse Maria Antunes.
A directora fez saber que os primeiros exames de mamografia estão a ser feito nas funcionárias do hospital da faixa dos 40 anos, “como forma de estimular a cultura às senhoras de realizarem exames da mama regularmente”.

JA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *