DestaqueInternacional

Imigrantes angolanos detidos na fronteira sul dos Estados Unidos

Cidadãos angolanos estão entre um grupo de 151 imigrantes de países africanos detidos no passado dia 30 de Maio por agentes da Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos quando tentavam entrar no país através do Estado do Texas, revelou a Agência de Protecção de Fronteiras e Alfândegas (CBP).

Imigrantes angolanos detidos na fronteira sul dos Estados Unidos
Imigrantes angolanos detidos na fronteira sul dos Estados Unidos

A nota indica que o grupo era integrado por naturais de Angola Camarões e da República Democrática do Congo.

Imagens de vídeo divulgadas pela agência mostram homens e mulheres a atravessarem o Rio Grande, muitos deles com crianças e pertences.

Este é o maior grupo de imigrantes do continente africano detidos na fronteira este ano, o que, para o responsável da agência, Raul Ortiz, “demonstra a complexidade e severidade da segurança na fronteira e da crise humanitária”.

No sábado, 1 de Junho, foi detido outro grupo, com 37 imigrantes da África Central, que já tinham cruzado o Rio Grande, revelou a agência na terça-feira, 4.

Em resposta por e-mail à VOA, um porta-voz do CBP disse que dos 37, “23 eram da República do Congo e 13 eram da República Democrática do Congo, dos quais quatro foram avaliados num hospital local, mas não exigiram tratamento.”

A agência acrescentou que desse último grupo 20 foram libertados e serão notificados para uma audiência junto de um juiz, enquanto os restantes casos estão a ser analisados.

Agentes da Patrulha da Fronteira detiveram mais de 27 mil pessoas de 37 países, além dos provenientes do México, desde 1 de Outubro de 2018.

Fonte: VOA

 

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button