DestaqueSaúde

INLS tem verba garantida para adquirir anti-retrovirais

Um total de três mil milhões e 932 milhões de kwanzas é o valor disponibilizado pelo Executivo para a aquisição de medicamentos anti-retrovirais, reagentes, testes rápidos e preservativos, no âmbito do combate ao VIH-Sida levado a cabo pelo Instituto Nacional de Luta contra a Sida (INLS), numa altura em no país 310 mil pessoas vivem com a doença, entre os quais 27 mil crianças e 190 mil mulheres.

INLS tem verba garantida para adquirir anti-retrovirais
INLS tem verba garantida para adquirir anti-retrovirais

Sede do Instituto Nacional de Luta contra a Sida em Luanda
Fotografia: DR

Deste montante foram já usados, até ao mês de Maio, 1.478.471.438,77 (correspondentes a 37 por cento). Trata-se de uma verba incluída no pacote de 7.865.918.827,00 kwanzas aprovados pelo Executivo para este programa de âmbito nacional. Além deste valor, a quota disponibilizada até ao presente mês inclui igualmente uma adicional para a aquisição de anti-retrovirais de 807.979.639,26 kwanzas.
Os dados constam de um documento do INLS apresentado durante uma visita efectuada na sexta-feira, pelos deputados da Sexta Comissão da Assembleia Nacional.
O médico José Carlos Van-Dúnem disse que o estatuto do INLS visa assegurar a implementação das políticas, programas e planos nacionais direccionados à luta contra as infecções transmissíveis sexualmente (ITS), VIH-Sida e Hepatites virais.Consta ainda da estratégia para combater a epidemia proporcionar normas de actuação clínica, laboratoriais, investigação biomédica pedagógica no que se refere às ITS.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button