CulturaDestaque

Livro realça qualidades de João de Matos

Em 81 páginas, ilustradas com fotografias, familiares, companheiros de armas e amigos, consideram João Baptista de Matos, um general da paz, pelos seus feitos na pacificação do país.
Livro realça qualidades de João de Matos
Livro realça qualidades de João de Matos

O livro, uma iniciativa Centro de Estudos Estratégicos de Angola, é resultado de depoimentos que realçam as qualidades do general que alcançou, aos 37 anos de idade, o grau mais elevado da hierarquia das Forças Armadas Angolanas (FAA), o de chefe do Estado-Maior General.

Na obra “João Baptista de Matos, o General da Paz – Testemunhos”, dois irmãos, quatro filhos, 11 companheiros de armas e sete amigos abordam vários ângulos e mostram como era, pensava e agia “o jovem, na visão de seus familiares; o militar e chefe nas FAPLA e FAA; o homem na sociedade angolana”.

No prefácio da obra, o Centro de Estudos Estratégicos de Angola destaca as qualidades daquele que foi considerado o “reorganizador do exército e estratega da sustentabilidade dos ataques, no conflito pós-eleitoral de 1992”.

Agostinho de Matos, irmão mais velho do homenageado, revela que na adolescência João de Matos foi aprendiz de serralharia”, lembrando que “às vezes chegava a casa com os olhos inchados, resultado da soldadura”.

O general na reforma Francisco Furtado (antigo CEMG) enaltece, no seu depoimento, o pensamento estratégico de “Mau-Mau”, como também era tratado João de Matos, falecido a 4 de Novembro de 2017, no Reino de Espanha, por doença.

Pela reconhecida trajectória e percurso nas diferentes homenagens, Francisco Furtado reforço, durante a cerimónia, que o general da Paz foi um cidadão humilde e simplicidade. “O seu carácter o distinguia dos outros camaradas de arma”.

Nascido a 30 de Maio de 1955, em Sanza Pombo (Uíge), João de Matos foi, entre outras funções, Chefe do Estado-Maior General das FAA (1992 a 2001).

Sapo

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button