DestaquePolítica

Luther Rescova foi eleito líder do MPLA em Luanda

Sérgio Luther foi eleito ontem primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, com 98 por cento dos votos válidos, durante a V Conferência Extraordinária do partido.

Luther Rescova foi eleito líder do MPLA em Luanda
Luther Rescova foi eleito líder do MPLA em Luanda

Político escolhido ontem é também o governador da maior praça eleitoral do país
Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

A conferência, que decorreu no Centro de Conferências de Belas, elegeu também os novos membros do Comité Provincial, no quadro do alargamento do órgão, que passa a ter mais 67 membros.
No fim do encontro, o secretário-geral do MPLA, Boavida Neto, apelou ao primeiro secretário eleito a privilegiar a unidade e coesão permanente, pautando sempre por uma direcção com sentido presencial, que prime pelo diálogo e consenso.
O político alertou que os impostos estão a “matar” a população no país. Segundo Boavida Neto, é preciso recuperar a economia, “mas não exijamos o povo para viver abaixo dos níveis de pobreza”. O político defendeu também a necessidade de se lutar contra o sentimento étnico tribal como factor de promoção em detrimento da competência técnica e profissional.
Durante o encontro, que reuniu milhares de militantes do MPLA de todos os municípios, Sérgio Luther Rescova defendeu que os esforços para a melhoria das condições dos cidadãos deve continuar a privilegiar o alargamento da assistência médica e medicamentosa nas comunidades, garantindo os cuidados primários de saúde e a prevenção de epidemias. O também governador de Luanda reiterou a necessidade de se reforçar a quantidade e qualidade da água potável, as ligações domiciliárias e o pagamento de um preço justo.
Sérgio Luther Rescova disse engajamento do Executivo no melhoramento das vias secundárias e terciárias, com a eliminação dos buracos nas ruas, o embelezamento da cidade e saneamento básico, são batalhas que o partido deve apoiar, engajar-se e fiscalizar.
As políticas de aumento de emprego, tendo a formação profissional como suporte principal, frisou, devem continuar para responder as necessidades dos jovens.
O primeiro secretário do MPLA em Luanda reafirmou a determinação de trabalhar para uma Angola próspera, o combate à corrupção e por maior abertura democrática e transparência na gestão dos recursos públicos.
Luther Rescova destacou ainda a necessidade de se cultivar no seio do partido o trato fácil e a simplicidade para com os cidadãos, os militantes e a população, salientando que “a nossa missão não se coaduna com burocracias e protocolos excessivos, mas sim com o ouvir a opinião dos outros, mesmo quando esta é contrária a nossa”.

MPLA preocupado

O MPLA propõe a construção e requalificação de 90 sistemas de captação e abastecimento de água potável nas zonas mais recônditas dos municípios dos Gambos, Chibia, Quipungo e Quilengues, para minimizar o impacto da seca que assola um número considerável de famílias.
A intenção foi anunciada ontem, na cidade do Lubango, pelo primeiro secretário provincial da Huíla do MPLA, Luís Nunes, durante a abertura da VII Conferência Extraordinária.
O também governador provincial fez saber que o Executivo disponibilizou cerca de 2 mil milhões de kwanzas para fazer frente à materialização dos projectos de construção de nove sistemas de captação e abastecimento de água na povoação da Taka e uma na embala do Rei, nos Gambos.
Na sede, Chiange, estão a ser requalificados e ampliados todos os equipamentos de sucção e distribuição de água potável, com vista a evitar que os habitantes continuem a percorrer longas distâncias para acarretar água imprópria.
O primeiro secretário do MPLA manifestou a preocupação com as mais de 60 mil crianças fora do sistema de ensino no presente ano lectivo, mas tranquilizou os pais e encarregados de educação, anunciando a construção e apetrechamento de 132 salas nas zonas mais carentes da província da Huíla.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button