Economia

AIPEX implementa 48 projectos de investimento

Lubango - Pelo menos 48 projectos de investimentos privados foram implementados, de Agosto de 2018 a Setembro de 2019, pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), avaliadas em mil milhões e 754 milhões de dólares norte-americanos.

Os projectos, que possibilitaram a criação de quatro mil e 152 postos de trabalho efectivos, estão concentrados nos sectores da construção civil, educação, saúde, hotelaria e turismo, pescas, prestação de serviços, agricultura, comércio e indústria.

São investimentos de 28 países, incluindo de Angola com 79 projectos, Portugal (19), China (16) e outros (23).

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, no Lubango, pela administradora da AIPEX, Sandra Dias dos Santos, afirmando que outras 135 propostas estão em implementação, três por implementar e cinco apontadas como alteradas.

A responsável que apresentava o tema “Novo ambiente de negócios e oportunidades de investimento em Angola”, no II Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimentos “Invest- Huíla”, afirmou ainda terem cinco propostas que estão em avaliação e uma está em revisão.

A AIPEX tem como objectivo promover as exportações, captação de investimento privado, registo de propostas de investimento, apoio institucional e acompanhamento da execução dos projectos de investimento e internacionalização das empresas angolanas.

Foi criada ao abrigo do Decreto Presidencial nº 81/18, de 19 de Março de 2018, resultando da fusão da Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) e da Agência para Promoção de Investimento e Exportações de Angola (APIEX).

O fórum, com a duração de dois dias, junta governadores províncias do Huambo e do Cunene, Joana Lia e Virgílio Tyova, empresários, embaixadores, representantes das diversas instituições financeiras e actores e tem como objectivo a divulgação do potencial e económico e social da província da Huíla, atracão e mobilização do investimento privado.

O Invest Huíla é uma unidade “ha doc” do Governo da Huíla, inserida no gabinete de estudos, planeamento e estatística que se encarrega da promoção, atracção e divulgação do potencial económico e social da província com vista a mobilização de investimentos públicos e privados.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button