Economia

Arrecadados AKZ 147 milhões com a implementação do IVA

Huambo - Cento e 47 milhões de Kwanzas (AKZ) foram arrecadados, nos últimos dois meses, pela Administração Geral Tributária (AGT), resultante da cobrança do Imposto sobre o Valor Acrescentando (IVA), em vigor no país deste o dia 01 de Outubro deste ano.

A informação foi divulgada hoje, quinta-feira, pelo chefe da Repartição Fiscal do Huambo, Euclides Dias, salientando que o montante em causa resultou de 11 empresas autorizadas para a cobrança do IVA nas facturas de vendas, importações de bens e nas transacções de prestação de serviços.

O nível de arrecadação, segundo o responsável, tende aumentar este mês de Dezembro com o alto fluxo de procura de bens e serviços, por parte dos consumidores, de modo a assegurar a quadra festiva (Natal e Passagem de Ano), um facto que para o Imposto sobre o Valor Acrescentando é bem-vindo por criar um robustez financeira aos cofres do Estado.

De acordo com Euclides Dias, o IVA constitui, nesta altura, o imposto com maior registo de arrecadação de receitas para o Estado, superando o tributo sobre o Rendimento de Trabalho (IRT) que liderou, os últimos anos.

Até ao momento, de acordo com o responsável, a AGT tem a obrigação de registar, em regime transitório, apenas os contribuintes cadastrados nas repartições fiscais dos grandes contribuintes, enquanto para os demais acontece, de forma facultativa até finais de 2020, visto que a partir do dia 01 de Janeiro de 2021, os que estiverem nesta condição perdem a obrigatoriedade para o regime geral e de não sujeição.

Informou que Administração Geral Tributária no Huambo tem o controlo de 150 empresas no sistema transitório.

Angola passou a integrar, deste o dia 01 de Outubro do presente ano, a lista de países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que cobram o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), em substituição do Imposto de Consumo, iniciando-se no país com uma taxa única de 14 por cento.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button