Economia

Bancos adquirem 277,7 milhões de dólares ao sector petrolífero

Luanda - Os bancos comerciais adquiriram directamente do sector petrolífero, em Janeiro último, divisas no valor de USD 277,7 milhões, e EUR 95 mil, num total de 103 transacções efectivadas.

As divisas foram adquiridas a uma taxa média ponderada de USD/KZ 500,909, e EUR/KZ 541,598, de acordo com o comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA), publicado no seu site.

Esse é o primeiro balanço de venda de divisas directa do sector petrolífero aos bancos comerciais, sem a intermediação do BNA, depois da entrada em vigor do Aviso 13/19 que permite aos bancos comerciais a Compra de Divisas ao Sector de Petróleo e Gás.

A medida das companhias petrolíferas venderem directamente divisas à banca comercial foi adoptada a 29 de Novembro de 2019, na penúltima reunião do Comité de Política Monetária do BNA.

Com essa medida, o BNA persegue a normalização do mercado cambial, com a redução da intervenção directa, o aumento do número de participantes do lado da oferta e a dinamização do mercado cambial interbancário.

Associado a essa medida, o BNA decidiu também reduzir o limite da posição cambial dos bancos comerciais de 5,00 para 2,5 por cento, com o que dá maior margem à oferta nos bancos comerciais.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button