DestaqueEconomia

BNA deteta transferências irregulares para offshore

O Banco Nacional de Angola (BNA), por intermédio do seu departamento de controlo Cambial, alertou nesta quarta-feira (11), aos bancos comerciais em Angola a observação regular de pedidos de realização de operações cambias a favor de entidades de “trading” em jurisdições “offshore”, que no entendimento desta entidade reguladora não obedecem os pressupostos da lei.

BNA deteta transferências irregulares para offshore
BNA deteta transferências irregulares para offshore

Para o BNA, tais submissão de pedidos que lhe tem sido feito pela banca comercial, tem sido remetido “sem o cumprimento escrupuloso dos pressupostos contidos na Lei do Combate ao Branqueamento de Capital e do Financiamento ao Terrorismo e do instrutivo de Branqueamento de Capitais e do Financiamento do Terrorismo nas Operações de Comércio Internacional”.

Segundo o banco dirigido por José de Lima Massano, “o estrito das regras vigentes sobre a matéria em causa é de elevada importância, sendo que a violação implicará, com efeitos imediatos, a suspensão da participação do mercado cambial da instituição financeira bancária infractora”.

Segundo apurou o Club K, o  alerta feita pelo BNA, terá sido encorajado  na sequência de operações feitas, a partir do BPC em nome das empresas importadoras de produtos como a Noble Group S.A, Angomart, Fertiafrica. Estas terão remetido pedidos de  transferências “assustadoras” para países do medio oriente com realce ao Emirates Árabe Unidos (Dubai).

Fonte: Club-k.net

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button