DestaqueEconomia

Conferência anuncia produção de gasolina

A empreiteira responsável pela construção da unidade de produção de gasolina na Refinaria de Luanda é conhecida terça-feira na Angola Oil& Gas 2019, uma conferência e exposição internacional que inicia nesse dia em Luanda, juntando representantes institucionais e empresariais da indústria dos hidrocarbonetos até quinta-feira.

Conferência anuncia produção de gasolina
Conferência anuncia produção de gasolina

Angola dá passos concretos para resolver a questão da oferta interna de combustíveis
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

A organização declara que o encontro conta com o alto patrocínio do Presidente da República de Angola, João Lourenço, que se prevê que vai discursar na abertura da conferência, marcada também com a assinatura de acordos entre os sócios para a construção da Refinaria de Cabinda.
Informações disponíveis no Jornal de Angola indicam que a construção dessa refinaria foi atribuída ao consórcio United Shine que, com a Sonangol Refinação (Sonaref), venceu o concurso internacional para a empreitada.
De acordo com o programa, ontem cedido pela organização ao Jornal de Angola, o presidente executivo da África Oil and Power (AOP), Guillaume Doane, faz a abertura do primeiro painel, com o tema “A nova dinâmica global do petróleo e gás”, onde participam ministros dos vários sectores da economia angolana e de países da região.
Está prevista a participação dos ministros dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, do Petróleo do Sudão do Sul, Ezekiel Gatkuoth, e de Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial, Gabriel Obiang Lima.
Para este tema, que envolve a indústria petrolífera mundial, são esperados pronunciamentos dos ministros dos Petróleos do Níger, Foumakouye Gado, e das Obras Públicas, Infra-estruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente de São Tomé e Príncipe, Osvaldo Abreu, bem como o secretário-geral do Fórum Internacional de Energia, Sun Xiansheng.
É esperada uma intervenção do presidente executivo da petrolífera francesa Total, Patrik Pouyanné, sobre temas ligados à operação das companhias internacionais de petróleo em Angola.
O papel das mulheres na indústria energética vai ser apresentado pela embaixadora do Reino Unido em Angola, Jéssica Hand, e a representante da Exxon Mobil, Pam Darwin, além de prelectoras de empresas petrolíferas com operações em Angola.
No programa, está preconizada a discussão de temas como “A nova estratégia do Executivo para o sector do petróleo e gás”, “Novas regras dos concursos de licitação de blocos petrolíferos e o papel da nova Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis” e “A reestruturação do modelo de upstream”.
Na quarta-feira, e último dia da conferência, estão previstos debates sobre “O sector financeiro e cambial e a indústria de petróleo e gás em Angola”, com discussões lançadas por representantes da Sonangol, Sahara Energy International e Puma Energy.
A organização considera que o evento, que decorre no Centro de Convenções de Talatona, assinala o início de uma nova era do sector do petróleo e gás, com o anúncio do concurso de licitação de blocos petrolíferos pela Agência Nacional de Petróleos, Gás e Biocombustíveis. Neste colóquio vão a debate o processo de regeneração da Sonangol, o mercado do gás natural e as oportunidades de investimento e participação de empreendedores angolanos.
A conferência está a ser organizada pela AOP e parceiros que incluem a Câmara de Energia Africana, a Corporação da Aliança para o Desenvolvimento dos Investimentos Africanos e a Associação Internacional de Empreiteiros Geofísicos Business France. É esperada a participação de mais de 800 delegados, 50 por cento dos quais estrangeiros.
O investigador do Centro de Estudos de Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (UCAN), José de Oliveira, declarou ao Jornal de Angola que estas conferências, que juntam representantes de companhias conhecidas no mundo, vão ajudar o país a identificar os problemas e a desenvolver o sector.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button