Economia

Multicaixa Express vai substituir cartões físicos

O aplicativo Multicaixa Express (MCX Express), criado pela empresa interbancária de serviços, EMIS, vai desmaterializar, de forma paulatina, o uso dos cartões multicaixas físicos no país.

Fonte: Angop

Multicaixa Express vai substituir cartões físicos
Multicaixa Express vai substituir cartões físicos

Apresentado esta quarta-feira aos profissionais dos órgãos da Comunicação Social, em conferência de imprensa, promovida pela direcção da EMIS, o aplicativo já está disponível nas lojas da Apply Store e da Google Play.

A ferramenta para smartfhones, que foi testada por um período de sete meses já mereceu a adesão dos bancos comercias e utentes já começaram a abaixar o respectivo aplicativo, que prevê impulsionar a bancarização e a massificação dos pagamentos electrónicos.

O dispositivo oferece solução para pagamentos, consultas, levantamentos e transferências, através do telemóvel.

Desde que o telefone disponha de saldo de dados ou esteja ligado à rede Hi-Fi, com o MCX Express, é possível já pagar água, luz, televisão, internet, comprar bilhetes de passagem de avião, carregar o saldo do telemóvel, consultar o saldo e movimentos, fazer transferências, além de permitir fazer pedidos de levantamento sem cartão.

De acordo com o presidente da Comissão Administrativa da EMIS, José Matos, o MCX Express vai proporcionar maior conveniência e comodidade aos clientes bancários e, num futuro próximo, entre Julho e Agosto deste ano, oferecerá novas formas inovadoras de fazer pagamentos electrónicos.

“O Multicaixa Express será o veículo utilizado para dinamizar o comércio electrónico em Angola, na medida em que irá viabilizar, dentro de alguns meses, o pagamento com o cartão débito multicaixa de compras feitas na Internet”, avançou o PCE da EMIS, José Matos.

Para além da conveniência para os utentes, EMIS garante que o MCX Express reforça a segurança em todas as operações financeiras na medida em que desmaterializa o cartão físico e utiliza um PIN especifico de seis dígitos.

A EMIS pretende com este serviços, continuar a contribuir para a massificação dos pagamentos electrónicos, com vista a reduzir a circulação de dinheiro físico no mercado angolano.

Como aderir e activar o Multicaixa Express

Para aderir a este dispositivo basta junto de uma caixa automática inserir o cartão multicaixa, Seleccionar outras operações; Opção multicaixa Express Adesão ao Serviço, Inserir o número de telemóvel, Definir um PIN MCX Express com seis dígitos e Confirme os dados.

Depois deste passo, segue-se um outro que consiste em efectuar o download do aplicativo (APP) no telemóvel e de seguida selecciona-se a opção entrar e insere-se o número do telemóvel e o PIN MCX Express definido no caixa automático.

Com o código de activação que será enviado para inserir na APP, o serviço fica disponível a ser utilizado.

De referir que os dados de adesão e registo no MCX Express para utilizador devem ser sempre o telemóvel pessoal.

O sistema permite associar até 25 cartões multicaixas do mesmo banco ou de bancos diferentes.

No MCX Express só são aceites cartões de marca multicaixa, de acordo com a EMIS.

Até hoje, mais de 70 mil clientes bancarizados já activaram este dispositivo.

Há 18 anos no mercado, a EMIS é a gestora do sistema de pagamentos de Angola, apresentando a marca de cartões multicaixa que atingiu mais de 4,5 milhões de cartões, quatro milhões de operações e movimente mais de 559 mil milhões de kwanzas por mês.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button