Economia

Projecto Caximel prevê produzir 400 colmeias móveis

Caxito - Mais de 400 colmeias móveis serão produzidas até o final desde ano, no município do Dande, província do Bengo, no âmbito do projecto Caximel, em curso na região já há um ano.

O projecto, único  no país,  é de  iniciativa  privada e  já instalou no ano transacto 78 colmeias  móveis.

As  colmeias feitas de madeira, do tipo “reversível”, têm 43 centímetros de cumprimento e largura, 25,5 centímetros de altura, uma capacidade para albergar 120 mil abelhas e de produzir 15 mil litros de mel.

O projecto  está localizado na zona do Sassa-Pedreira e abrange também as áreas dos Paranhos e Lifune.

Neste  momento,  algumas  colmeias  já estão a ser comercializadas  ao preço de 24 a 39 mil kwanzas,  para colmeia completa (com abelhas) e não completa (sem abelhas), informou à Angop, o responsável do projecto, Benedito de Oliveira.

Para o êxito da iniciativa, solicitou o apoio do Ministério da Agricultura no domínio da  formação  e de aquisição de instrumentos  de trabalho.

O projecto, que  gerou  apenas quatro postos de trabalho, tem perspectiva de  aumentar  o número à medida que  forem formados mais jovens na área de apicultura.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button