DestaqueEducação

Detectados mil e 632 professores com documentação falsa

Mil seiscentos e trinta e dois professores da província do Huambo, de entre os quais 14 directores de escola, deverão responder criminalmente pela falsificação dos seus documentos de habilitação entregues ao Gabinete Provincial de Educação.

Detectados mil e 632 professores com documentação falsa
Detectados mil e 632 professores com documentação falsa

O facto foi tornado público esta quarta-feira, pelo chefe do departamento de Planeamento, Estatística e Recursos Humanos deste gabinete, Graciano Sacalei Freitas, durante um encontro com directores e professores das escolas públicas do município da Caála, que dista a 23 quilómetros da cidade do Huambo.

Sem revelar a origem dos documentos, disse tratar-se de um director de uma escola primária do município do Huambo, seis do Bailundo e sete do Mungo, que apresentaram certificados e declarações falsificadas, com o propósito de, supostamente, serem mantidos nas respectivas funções.

Entre os acusados, que viram os seus documentos retidos, igualmente, nos últimos dias, encontram-se ainda mil 618 professores dos 11 municípios da província.

Entre as medidas a tomar, Graciano Sacalei Freitas informou, estão a exoneração dos implicados e a sua responsabilização criminal, no sentido de se combater práticas que colocam em perigo as políticas de melhoramento da qualidade do sistema de ensino/aprendizagem.

Perante um auditório de mais de 100 pessoas, entre directores e professores do ensino primário e II ciclo do ensino secundário, o chefe do departamento declarou que os casos serão encaminhados brevemente aos órgãos de justiça, como forma de contribuir para a moralização da sociedade.

O sector da Educação na província do Huambo conta com mil e 218 escolas públicas, sendo mil e 96 do ensino primário, 93 do I ciclo, 18 do II ciclo do ensino secundário, sete de formação de professores e quatro do ensino técnico-profissional, frequentadas por 915 mil e 817 alunos.

Angop

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button