DestaqueEducação

João Lourenço entrega chaves do colégio Paula Fransinetti

O Presidente da República, João Lourenço, entregou hoje ao vigário-geral da arquidiocese do Lubango, padre Maurício Kapembe, as chaves do colégio católico Paula Fransinetti, ex-Instituto Médio Normal de Educação da Huíla, que prevê albergar, no ano lectivo 2020, pelo menos 750 alunos dos ensinos primário e secundário.

João Lourenço entrega chaves do colégio Paula Fransinetti
João Lourenço entrega chaves do colégio Paula Fransinetti

João Lourenço entrega escola que albergará 750 alunos dos ensinos primário e secundário.
Fotografia: Arimateia Baptista|Lubango

O estabelecimento de ensino foi reabilitado com fundos públicos de oito milhões e 500 mil dólares. A estrutura, propriedade da Igreja Católica, ficou paralisada durante 10 anos, depois de ter servido ao Governo durante 25 anos.
O complexo escolar está localizado nos arredores da cidade do Lubango, contempla 23 salas de aula, cinco laboratórios equipados, um infantário com seis salas e um auditório com capacidade para albergar 150 pessoas.
Ocupando uma área de 29 mil metros quadrados, a instituição alberga, igualmente, um dormitório para as irmãs da congregação, para 10 pessoas, e uma capela.
Em declarações à Angop, o arcebispo emérito do Lubango, Dom Zacarias Kamwenho, confessou que “a satisfação é enorme”, pois é um desejo da igreja local que se arrasta por longos anos.
“Digamos que o Presidente, quando promete, faz cumprir e, de facto, vai ser concluído o grande sonho que a Igreja Católica sempre alimentou, depois de o colégio ter ficado quase abandonado e vandalizado”, frisou.
Segundo o prelado, “muitas portas foram batidas”, mas só o Governo aceitou cumprir a promessa.
O empreendimento, sob tutela das Irmãs Doroteias, existe há 82 anos, inaugurado em Julho de 1937. Em 2015, ocorreu um incêndio que corroeu por completo a estrutura, na altura já abandonada.
A instituição acolhia, desde 1980, o Instituto Médio de Educação da Huíla (INE), mas, a partir de 2004 a Igreja Católica reclamou a sua posse, tendo-lhe sido restituída em 2008.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button