Educação

Mais de 800 candidatos disputam 85 vagas no sector da Educação

Ganda - Pelo menos 855 candidatos apurados vão disputar nos próximos dias as 85 vagas existentes no sector de Educação, no município da Ganda (Benguela), soube hoje, quinta-feira, a Angop.

Pormenor de uma sala de aulas

De acordo com o director da repartição local da Educação, Afonso Sapalo, dos 855 candidatos, 831 concorrem para 77 vagas no ensino primário e cinco no pré-escolar, enquanto 24 disputam três lugares no ensino secundário.

Afonso Sapalo referiu que os apurados serão submetidos a prova de aptidão para acesso a carreira de professor, cujos parâmetros do concurso foram já anunciados.

O responsável adiantou ainda que a prioridade recai para as escolas do ensino primário das comunas e preenchimento de alguns lugares no primeiro e segundo ciclo da sede municipal.

O director disse que, com estes novos professores, eleva-se para 2.715 docentes, mas a necessidade actual para cobertura total da rede escolar do município é de pelo menos mais 600 professores.

Para adequar a nova dinâmica de trabalho do sector, Afonso Sapalo deu a conhecer que  na região reduziu-se o número de escolas de 211 para 105, devido ao encerramento de alguns estabelecimentos cujas aulas eram ministradas debaixo de árvores e noutras condições inadequadas.

Com uma superfície de quatro mil 817 quilómetros quadrados e numa população estimada em 298 mil e 170 habitantes, o município da Ganda, cuja divisão política-administrativa compreende as comunas da Babaera, Ebanga, Casseque e Chikuma, é potencialmente rica na produção agro-pecuária e industrial.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button