História

Lembro do general Zé Maria a comemorar a morte de Nito Alves – Fernando Vumby

O homem quase enlouqueceu de excesso de alegria pela morte de Nito Alves e de ver tanto sangue salpicado no chão angolano depois dos acontecimentos do dia 27 de Maio de 1977.

Lembro do general Zé Maria a comemorar a morte de Nito Alves - Fernando Vumby
Lembro do general Zé Maria a comemorar a morte de Nito Alves – Fernando Vumby

Que alegria tão estranha e bizarra , e foi mesmo ai onde passeio a acreditar que este homem possivelmente já não era dono de todas as suas faculdades mentais.

Já tinha ouvido dizer antes de que ele as vezes falava sozinho parecendo um kazumbi na escuridão em confronto com o diabo .

Uma das causas que podem explicar porque este senhor comemorou a morte de Nito Alves como quem tivesse ganho um troféu.

Ou na lotaria nacional, são os altos índices de violência e banalização da morte que já era mesmo antes dos acontecimentos do 27 de Maio de 1977.

Uma morte seja de que homem for não deveria ser motivo de comemoração histérica e daquele jeito tão alegre como o fez Zé Maria ao menos que não se queira viver numa civilização decente.

O homem correu em várias unidades militares como quem quisesse anunciar a vinda de Cristo á terra .

Inclusive no campo de jogos da base naval da marinha de guerra popular de Angola para anunciar que Nito Alves estava morto.

Como quem quisesse mesmo dizer aos militares de que a vitória já era certa e um facto consumado que ninguém tivesse mais duvidas.

QUE TAL MANOS (AS ) REFORÇARMOS TAMBÉM AINDA A MOTIVAÇÃO & AUTOCONFIANÇA DE JOÃO LOURENÇO ?

Se grande parte dos angolanos são de opinião de que o homem já fez alguma coisa , que não se fez em quase 40 anos de gestão do país por JES.

E muito embora ainda não tenha feito o pão chegar á mesa de todos os angolanos .

Assim como saúde , emprego e um montão de outras tantas coisas que nos aborrece porque eram das tais que esperávamos que fossem tomadas como prioritárias.

Mas um elogio oportuno nosso , ainda que breve por aquilo que achamos que ele fez sim , o que não se fez em 40 anos de gestão do país pelo outro senhor .

Alguém acha mesmo que isto seria má atitude nossa ou contra-produtivo ?

Se essa nossa intenção vier do coração e ser pura e simplesmente para reforçar a sua motivação inicial e autoconfiança ?

Manos ( as ) vamos só pensar bem e refletirmos profunda e seriamente pois está em causa Angola e os angolanos é um pedido que faço á todos os angolanos de bem.

Ainda mesmo que acreditamos que ele seja farinha do mesmo saco ou também um dos marimbondos .

Um elogio por alguma ação que se faz sentir como tendo sido bem feita pelos seus reflexos , seja feita ate mesmo pelo nosso maior inimigo , só lhe dizer que fizeste bem não tem nada de mau.

Ainda mesmo que as coisas bem feitas se contem na palma de uma só mão , este nosso lhe dizer que fizeste bem , pode ter as vezes um peso muito grande e lhe encorajar á fazer sempre boas coisas.

Vamos lá deixar de algumas minhoquices Angola está nunca situação muito complicada , perdeu-se muitos dos bons valores , hábitos e costumes nossos que já foi uma característica do angolano do outro tempo.

E acabamos por assumir muitos outros valores estranhos á nossa própria cultura e hoje somos aquele povo que já não diz por exemplo :

Muito obrigado , por favor , dá-me licença nem mesmo ser capaz de encorajar alguém com uma simples palavra de encorajamento e confortar alguém por alguma dor que sente..

João Lourenço está numa fase no meu entender em que um elogio e reconhecimento pelo que já fez , muito embora para muita gente é quase ( nada ) , nada entre aspas sim , porque não estamos á ser justos.

Para mim pessoalmente só o facto de muita gente que não me falava faz anos ,e esquivavam e nunca quiseram serem conotados comigo .

Hoje falarem comigo , mostrando mesmo ate os seus rostos e dentes , já é alguma mudança , não vi isto faz quase 40 anos por ser critico do sismta.

Meus amigos de ontem no conselho de ministro , na secreta , no ensino , no sector económico e outros ontem comprometidos com o regime e condicionados pela dureza do sistema.

Só o facto de hoje me dizerem alô , já é sim para mim sinal de que algo mudou .

Tenho que reconhecer isto , o que não quero dizer com isto que tudo ja é uma maravalha em Angola ou que JLO é o maioral , nada disto manos (as ).

Por mais que eu ainda desconfie que em alguns casos poder ser simulações , armadilhas ou fingimentos , mudança é mudança e quando tal acontece devemos reconhecer .

Se para melhor ou pior cabe á cada um fazer o seu próprio juízo partindo de factos palpáveis e não pensados ou sonhados..

Conclusão , elogiar alguém é particularmente útil quando é necessário reforçar a motivação e a autoconfiança das pessoas inexperientes e inseguras neste caso o João Lourenço é ainda uma destas pessoas.

Obrigado pela vossa compreensão e atenção , o que está em causa é algo de concreto , específico que merece a nossa aprovação feito neste caso por JLO de que me refiro nesta crónica

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby

Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button