Internacional

Angolano é herói na Alemanha

André Tiago Manuel, 36 anos, é um angolano que se tornou herói na Alemanha, por ter salvado, na manhã de segunda-feira, 65 crianças, dois professores e o motorista de um autocarro que pegou fogo em andamento, quando circulava numa auto-estrada localizada na Renânia do Norte-Vestifália, um dos 16 estados alemães.

Angolano é herói na Alemanha
Angolano é herói na Alemanha

O angolano André Tiago Manuel tornou-se conhecido na Alemanha por uma acção em que salvou dezenas de vidas
Fotografia: DR

O jovem, que é motorista de uma empresa japonesa, fez uma ultrapassagem ousada e perigosa para poder avisar o motorista do autocarro escolar para abrandar a marcha e estacionar o veículo, que pegou fogo na parte traseira sem que os ocupantes tivessem dado conta.
O heroísmo do jovem angolano, a viver na Alemanha há cerca de 30 anos, foi capa de vários jornais alemães, em cujas páginas estão declarações de alguns ocupantes do autocarro escolar que reconheceram ter sido graças a André Tiago Manuel que continuam vivos.
Em declarações ao Jornal de Angola, via WhatsApp, André Tiago Manuel disse que reparou inicialmente fumo branco na parte traseira do autocarro, numa altura em que os dois veículos estavam separados por uma distância de 200 metros, na auto-estrada conhecida por “Linha A2”, na cidade de Bochum, em direcção a Hannover.
“Eu pensei que o fumo branco que estava a sair fosse resultante da possibilidade de ter sido colocado muito óleo no motor”, acentuou o jovem, que disse ter se aproximado ainda mais do autocarro, tendo ficado a uma distância de 50 metros.
Quando se aproximou ainda mais, pensou que o pneu estivesse a queimar, uma ideia que tirou da cabeça quando reparou que uma bola de fogo estava debaixo do autocarro, que transportava alunos da quinta classe de uma escola da cidade de Herten.
O jovem angolano acelerou até chegar ao motorista do autocarro, a quem pedia, gritando e buzinando, para parar o veículo pesado, um aviso não percebido inicialmente pelo motorista nem pelos passageiros, que olhavam para André Tiago Manuel, mas sem entender os sinais de aviso que emitia.
“Apertei-lhe mais um pouco e foi assim que parou o autocarro”, descreveu André Tiago Manuel, que também encostou o carro que conduzia, para ir a correr até ao autocarro, cuja porta abriu para avisar o motorista do fogo que saia da parte traseira do veículo de transporte escolar.
Antes de evacuar o autocarro, o motorista alemão ainda foi verificar o que havia na parte traseira do veículo e tentou apagar o fogo com um extintor de incêndio, atitude que irritou o jovem angolano, porque este achava que era impossível apagar o fogo num dia em que a temperatura na cidade era de 35 graus centígrados.
Quando os bombeiros da cidade de Dortmund chegaram ao local, 25 minutos depois da chamada feita pelo angolano, o autocarro já tinha sido consumido pelo fogo.
A acção evidenciada pelo jovem angolano na “Linha A2”, chegou ao conhecimento da imprensa alemã no mesmo dia em que salvou as 65 crianças, dois professores e o motorista do autocarro.
André Tiago Manuel vai ser homenageado pela escola onde estudam as 65 crianças e pela câmara de Herten, cidade localizada no distrito de Recklinghausen, região administrativa de Münster, no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
Antes da conversa com o Jornal de Angola, o jovem foi abordado por quatro cadeias de televisão, para marcação de entrevistas, estando uma já agendada para segunda-feira, dia em que vai falar para a “N24”, cadeia de televisão de Munique, capital do Estado da Baviera.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button