Internacional

BALEIA É ENCONTRADA NA ITÁLIA COM 22 KG DE PLÁSTICO NO ESTÔMAGO

Turistas de uma praia de Sardenha, na Itália, foram surpreendidos na última semana com o aparecimento de uma carcaça de baleia, segundo a CNN. Ao analisar o corpo do animal, dois detalhes chamaram a atenção: ela estava grávida e continha 22 kg de plástico no estômago.

O animal de oito metros apareceu no ponto turístico de Porto Cervo e, segundo o relato de Luca Bittau, presidente do grupo SeaMe, para o canal, foram achados “sacolas de lixo, redes de pesca, tubos, a sacola de uma máquina de lavar ainda identificável, com marca e código de barras”, entre outros objetos. “Ela estava grávida e temos quase certeza que abortou antes de chegar à praia”, explicou. “O feto já estava em um estado avançado de decomposição”.

O Ministro do Meio Ambiente da Itália, Sergio Costa, fez um post em sua página do Facebook criticando o uso indiscriminado do plástico. Com uma foto do animal, ele escreveu: “ainda existem pessoas que não acham esse problema importante? Para mim são sim, e são prioritários.”

O político realça que o lixo marítimo aflige não só a Itália, como todas as nações, portanto, os países devem criar políticas para combatê-lo. “Estamos acostumados ao conforto dos itens descartáveis e os usamos de forma inconsequente nos últimos anos, agora estamos pagando o preço, principalmente os animais”.

Segundo promessa de Costa, a Itália será o primeiro país a implementar a nova lei aprovada pelo Parlamento Europeu que visa banir, até 2021, o uso de 10 produtos descartáveis como canudos e talheres. “A guerra contra descartáveis de plásticos começou. E não iremos parar por aqui”.

Vírgula

 

Tags
Mostrar Mais

Ernesto

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button