Brexit: População está ‘cansada’ e precisa de uma decisão do Parlamento, diz May

Após ter visto sua proposta de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, ter sido rejeitada no Parlamento duas vezes, a primeira-ministra Theresa May apelou para o público em discurso nesta quarta-feira: “Estou do lado de vocês (da população)”.

Falando de Downing Street, sede do governo britânico, May afirmou que o povo está “cansado de disputas internas e jogos políticos” e que “já passou da hora” dos parlamentares tomarem uma decisão sobre os próximos passos da separação.

Mais cedo, May escreveu a Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, pedindo uma extensão do Brexit para 30 de junho. Apesar de Tusk ter dado um sinal positivo à extensão, ele condicionou isto a uma aprovação, pelo Parlamento, do acordo até semana que vem. Além disso, pelas regras, qualquer alteração do tipo deve ser aprovada pelos outros 27 membros da União Europeia.

Hoje, como as coisas estão, o Reino Unido sairia do bloco no dia 29 de março sem um acordo – isto porque o governo britânico determinou, em 29 de março de 2017, que a separação duraria dois anos.

Nesta semana, May planejava uma terceira tentativa de votação de seu acordo, mas foi brecada por John Bercow, presidente do Parlamento, que disse que o Legislativo só deliberaria novamente se a proposta que chegasse à mesa fosse substancialmente diferente das anteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *