Internacional

Novos passaportes britânicos sem referência da UE

Os novos passaportes britânicos já não têm referência à União Europeia e, segundo fontes do Governo de Theresa May, não é só a inscrição União Europeia que vai desaparecer dos passaportes dos cidadãos do Reino Unido.

Novos passaportes britânicos sem referência da UE
Novos passaportes britânicos sem referência da UE

Parlamento britânico em debates sobre a saída da União
Fotografia: DR

A cor vermelho escuro para os países da UE também vai mudar, regressando ao azul utilizado antes da adesão do Reino Unido à então Comunidade Económica Europeia (CEE).
A primeira data apontada para a saída oficial do Reino Unido da União Europeia foi 29 de Março. No entanto, as difíceis negociações para efectivar esta decisão têm vindo a atrasar o processo, o que obrigou a Primeira-Ministra britânica, Theresa May, a pedir uma ampliação do prazo para a saída do bloco europeu.
Porém, estas mesmas dificuldades parece que não se estão a fazer sentir nos serviços de emissão de passaportes.
Uma cidadã britânica partilhou no Twitter o seu “choque” ao deparar com a nova capa do passaporte do país.
Enquanto na versão antiga lia-se União Europeia no topo do documento, a mais recente, que Susan Barone recebeu na sexta-feira, apenas refere Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
“Verdadeiramente chocada”. Foi desta forma que Susan Barone descreveu o que sentiu quando o seu passaporte renovado lhe chegou a casa.
O Parlamento britânico está a encontrar dificuldades em finalizar um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, o que levou a chefe do Executivo a pedir uma extensão do prazo, primeiro para 12 de Abril e agora para 30 de Junho.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button