Internacional

Rússia cria grupo de países para neutralizar possível intervenção dos EUA na Venezuela

A Rússia está a criar um grupo de países na Organização das Nações Unidas a fim de conter os planos norte-americanos de uma possível intervenção na Venezuela, conforme anunciou nesta quinta-feira o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

Rússia cria grupo de países para neutralizar possível intervenção dos EUA na Venezuela
Rússia cria grupo de países para neutralizar possível intervenção dos EUA na Venezuela

MINISTRO RUSSO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, SERGEI LAVROV (ARQUIVO)

FOTO: VASILY MAXIMOV

“Estamos a mobilizar um grupo de países que, assim como nós, respeitam a Carta da ONU, para neutralizar esses planos”, disse o diplomata ao ser questionado pela imprensa sobre a reacção russa diante de uma possível invasão dos Estados Unidos à Venezuela.

Segundo Lavrov, Moscovo espera que esse grupo em questão consiga atrair um apoio considerável de outros membros, já que o objectivo dessa mobilização é extremamente simples: “defender as normas e os princípios fundamentais do direito internacional, fixados na Carta da ONU”.

No último dia 30, o líder opositor Juan Guaidó convocou a população venezuelana para um grande acto nas ruas de Caracas, a fim de tomar o poder das mãos do presidente Nicolás Maduro. No seu apelo, Guaidó declarou que estaria respaldado pelo apoio de uma parte importante das Forças Armadas, o que se revelou inverídico. Tais acções elevaram o clima de tensão no país sul-americano, levando a duros confrontos que, até o momento, já deixaram pelo menos quatro mortos, 230 feridos e 205 detidos, segundo um escritório local de defesa dos direitos humanos.

Angop

Tags
Mostrar Mais

Ernesto

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button