Internacional

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira no sul se as autoridades mexicanas não impedirem os imigrantes ilegais que pretendem deixar outros países da América Central para atingir os Estados Unidos da América.

Trump ameaça fechar fronteira com o México

“Se o México não travar imediatamente toda a imigração ilegal que chega à fronteira com os Estados Unidos, fecharei a fronteira na próxima semana”, escreveu Trump no tweeter.
O Presidente norte-americano tem criticado repetidamente as autoridades mexicanas por não impedirem imigrantes da América Central que vêm de países como a Guatemala e Colômbia de chegarem à fronteira do Sul dos Estados Unidos da América.
Num longo tweeter, na sexta-feira, Trump avançou, não com uma data, mas com uma meta temporal, próxima semana. No entanto, ainda não se sabe se é possível que a fronteira possa ser encerrada em tão pouco tempo, questiona o jornal Político.
O comissário dos EUA para os Serviços Fronteiriços, Kevin McAleenan, alertou na semana passada para o facto de a situação na fronteira do Sul estar num “ponto de ruptura”, devido à sobrelotação dos centros de detenção.
No tweeter, o Presidente dos EUA culpabiliza mais uma vez os democratas pela situação: “Os democratas deram-nos as leis de imigração mais fracas do mundo. Portanto, o Congresso agora tem de as mudar.”
Trump disse ainda que seria muito fácil ao México impedir a entrada de imigrantes da América Central de chegarem à fronteira com os EUA, argumentando que se o permite é para conseguir dinheiro dos EUA.
O Presidente afirma ainda que o encerramento da fronteira seria bom para o combate ao tráfico de droga.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button