João André novo PCA da SOMOIL

João André, quadro com carreira feita na Sonangol, é deste quinta-feira, 28, o Presidente em exercício do Conselho de Administração da Sociedade Angolana Petrolífera “Somoil S.A” , em substituição de Daniel Baltazar da Rocha que estava no cargo desde Maio de 2018, e que agora renuncia justificando   “motivos pessoais”.

Fonte: Clu-k.net

A Somoil S.A, é uma petrolífera privada fundada por  veteranos  do  sector dos petróleos em Angola, e antigos colaboradores do então Presidente José Eduardo dos Santos tais como  Manuel Domingos Vicente, Desidério da Graça Veríssimo e Costa, José Carlos de Castro Paiva, Syanga Samuel Abílio, Joaquim David, Aníbal Octávio Teixeira da Silva, Fernando Garcia Miala, Albina Assis Africano, Ana Paula dos Santos e José Filomeno dos Santos.

No passado dia 8 de Fevereiro, os acionistas reuniram-se de emergência com o conselho de administração na sequencia de passivos que se registaram na empresa. Desidério Costa, é entre os acionistas que nos últimos meses foi depositário de reclamações dos trabalhadores passando a defender a alteração do actual conselho de administração formado por Daniel Rocha, Ana Nunes, Júlio Sampaio, Nelson Pacavira e João André.

Segundo apurou o Club-K, está programado para breve, uma nova reunião dos acionistas, da SOMOIL, em que irão decidir se reconfirmam o novo PCA em exercício ou se indicam outro.

Até a sua indicação, João André exercia, desde Junho de 2015, o cargo de Vice-Presidente desta petrolífera privada e igualmente administrador executivo para os recurso humanos.  Anteriormente, desempenhou funções de director dos recursos humanos da Sonangol, durante 7 anos, tendo saído no seguimento situações desfavoráveis a si, em que um então administrador Fernando Roberto seria o principal entusiasta pelo seu afastamento. João André é formado em gestão de recursos humanos pela “Eastern Michigan University”, nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *